IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
BIOTECNOLOGIA APLICADA AO CONTROLE DE DOENÇAS E PRAGAS EM CITROS VISANDO À CERTIFICAÇÃO DE MUDAS NO PÓLO CITRÍCOLA BAHIA/SERGIPE.
Ísis Barreto Dantas 1, Michelle da Fonseca Santos 1, Andréa dos Santos Oliveira 1, Alessandra de Jesus Boari 1 e Renata Silva Mann 1
1- Depto. de Agronomia - UFS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
A germinação de sementes de citros pode levar de 15 a 60 dias dependendo da espécie. Este fato torna demorada a prática da microenxertia visando a limpeza clonal. Uma prática que tem sido sugerida para uma redução do tempo de exposição das sementes a fatores adversos em meios de cultivo e substrato, é o uso de condicionamento osmótico de sementes. Visando contribuir para a uniformização da germinação, bem como a redução do tempo de germinação das sementes em meio de cultivo, é que se realizou a presente pesquisa. O experimento foi conduzido nos laboratórios de Cultura de Tecidos e Melhoramento Vegetal da Universidade Federal de Sergipe. Foram utilizadas sementes de limão volkameriano (Citrus volkameriana Tan. e Pasq.), previamente tratadas com o fungicida Captan 50 PM (100g i.a./100kg de sementes) e logo após mantidas em ambiente refrigerado (5 - 7oC). As sementes foram submetidas ao condicionamento osmótico em rolo de papel embebido com solução de Polietilenoglicol (PEG 6000) com os potenciais osmóticos de -0,6, -0,8, -1,0 e -1,2 MPa, nos períodos de 0, 4, 8 e 12 dias, respectivamente. Após os tratamentos as sementes tiveram seus tegumentos retirados e foram submetidas à germinação em meio MS para avaliação da velocidade de germinação e desenvolvimento de plântulas para a microenxertia. O tratamento que apresentou maior número de plântulas para serem usadas em microenxertia foi o tratamento onde se utilizou o condicionamento osmótico por 8 dias, nos potenciais de –0,8 e –1,2 Mpa.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  condicionamento osmótico; citros de sementes; microenxertia

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005