IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
DIVERSIFICAÇÃO E PERFORMANCE: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO NOS GRUPOS EMPRESARIAIS BRASILEIROS
Danilo Depieri Catarucci 1 e Flávio Carvalho de Vasconcelos 1
Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos - FGV/EAESP, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO - FGV-EAESP
[INTRODUÇÃO] Esta pesquisa tem o propósito de explorar, baseado na realidade empresarial brasileira, a relação entre diversificação e performance. Como medida de performance utilizaremos os valores correspondentes à rentabilidade líquida (rentabilidade sobre patrimônio líquido). Para o cálculo da diversificação das firmas será utilizado o IDC (índice de diversificação concêntrica), que leva como base a utilização dos índices compostos a partir da codificação americana SIC (Standard Industry Classification). A verificação da relação estatística entre diversificação e performance será então medida, por meio de modelos de regressão linear. Esta relação nos fornece um teste do valor estratégico de competências específicas para as empresas. Assim, mediremos o quanto a diversificação pode explicar a rentabilidade nos grupos empresariais brasileiros. Na primeira parte, justificaremos a escolha pelo tema e daremos os objetivos principais e secundários da pesquisa. [RESULTADOS] Nesta parte, colocamos os resultados obtidos na pesquisa, mostramos que baseado em nossa amostra, no Brasil, não se pode afirmar que há a diversificação impacta diretamente na rentabilidade dos grupos empresariais. Fizemos a análise desses resultados, baseados não só na observação dos resultados, como também utilizamos referências teóricas para isso.[CONCLUSÃO] Nesta seção, concluímos, com base na análise dos resultados obtidos, que no Brasil, não há relação entre a diversificação e performance. Caso haja a persistência desses resultados em outras pesquisas futuras, poderemos observar que o Brasil, seja por peculiaridades do mercado, seja por outros motivos, apresenta um padrão diferente do observado em outros países. Tal fato fez com que sugeríssemos outras pesquisas, tanto nesta linha, quanto em outras que complementassem esta
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Estratégia Empresarial; Diversificação; Posicionamento

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005