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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
PROCESSOS DE AMOSTRAGEM EM REDES SOCIAIS
Fernando Chertman 1 e Francisco Aranha 1
Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos aplicados à Administração - FGV/EAESP, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO - FGV-EAESP
[INTRODUÇÃO] A análise dos fatores sociais na escolha do consumidor pelas fontes de recomendações foi realizada por diversos autores sob o contexto de redes sociais. Entretanto, os modelos estatísticos utilizados para tais estudos pressupõem a análise do indivíduo por meio de ferramentas de pesquisa como questionários e cenários que o consideram isoladamente, independentes do meio no qual está inserido. Muitos estudos têm na ausência de um processo de amostragem em rede um fator limitador de seus resultados e conclusões. Assim, este trabalho analisa os métodos de amostragem em redes sociais propostos por FRANK (1981). [METODOLOGIA] O estudo pode ser dividido em três etapas: análise das teorias propostas por FRANK (1981) - entendimento das ferramentas matemáticas e estatísticas que servem de suporte aos modelos; entendimento do mercado específico de automóveis novos e seu processo de compra - análise das características de tal tipo de bem, ponderando a situação econômica atual; transposição dos modelos para um estudo prático, levando em conta o contexto de compra específico. Foi também realizada a construção de alguns cenários hipotéticos e o confronto dos modelos entre si, buscando identificar qual o construto teórico que melhor se aplica ao problema de estudo proposto. [CONCLUSÃO] Por meio da interseção entre as variáveis internas (propriedades matemáticas e estatísticas) e externas (viabilidade econômica e contexto de aplicação) dos modelos, o estudo concluiu como melhor opção a adoção do modelo em estrela - em um passo só, a partir de vários subgrupos. A conclusão do estudo identifica a melhor opção entre os três modelos estudados, porém ciente das limitações discutidas. A adoção de modelos quantitativos para problemas reais de relações sociais ainda exige premissas fortes sobre o comportamento social, sendo esse ponto identificado para futuros direcionamentos de pesquisa.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Comportamento do Consumidor; Comunicação Boca-a-Boca; Análises de Redes

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005