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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
DIFUSÃO DE BENS DE COSUMO CULTURAL DOMÉSTICO NO ESTADO DE SÃO PAULO, 1980-2000: ANÁLISE QUANTITATIVA
Diogo da Silva Quitério 1 e José Carlos Garcia Durand 1
Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos - FGV/EAESP, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO - FGV-EAESP
[INTRODUÇÃO] A proposta do projeto de pesquisa é buscar um entendimento dos fenômenos de consumo – no âmbito de mudanças demográficas, estratificação social e cultural, suprindo uma necessidade exasperada pela observação da pobreza das analises de profissionais de marketing sobre o tema. O estudo procura diferenciar-se da uma perspectiva estritamente econômica gerada por pesquisas encomendadas por empresas brasileiras sobre o publico consumidor. O foco de exame é sobre os bens culturais, comprimindo tanto alguns dos bens time using (relacionados ao lazer e conforto familiar), como outros serviços, como o cinema e o teatro, que atuam como concorrentes como opções de entretenimento. [CONLUSÃO] A possibilidade de variar a cesta de aquisição de bens e o ímpeto de fazê-lo é peculiar a cada um dos grupos da sociedade. Entre a questão de deixar ou não o domicílio para buscar outros bens culturais de entretenimento, o paulista consagrou a facilidade de acesso ao rádio e a televisão dentro de sua casa como suas principais opções de consumo. Vale a critica de que o acesso aos meios deveria ser menos elitizado e mais universalizado - a catraca de acesso representa uma barreira cada vez mais intransponível como observado na nova estrutura dos orçamentos domésticos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  conforto doméstico; classificação socioeconômica; consumo.

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005