IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
LEITURA NA INTERNET E DESAFIOS ESCOLARES
Fabrício Paiva Mota 1, Aline Veríssimo de Almeida 1 e Iúta Lerche Vieira 1
1- Departamento de Línguas Estrangeiras, CH - UECE., UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
A escola brasileira começa a incorporar as transformações na tecnologia para ler e escrever, mas ainda estamos longe de um consenso sobre as implicações pedagógicas da leitura em suporte virtual e de como desenvolver a habilidade de ler o hipertexto. Esta pesquisa dá continuidade à exploração da problemática da leitura na Internet, partindo de resultados de um levantamento realizado com 180 informantes. Na primeira fase, traçamos um perfil desse novo leitor. Nesta segunda fase, estabelecemos relações entre os dados desse diagnóstico e a aplicação escolar, identificando prioridades para uma pedagogia da leitura que responda às necessidades do meio eletrônico e à sobrecarga informativa da Internet. Pesquisa bibliográfica sobre o trabalho docente com leitura na Internet (Questões: habilidades a exercitar na leitura em suporte eletrônico; materiais de leitura/tipos de sites mais adequados; condutas docentes e cuidados na instrução em leitura no meio virtual.) Categorizamos as informações em três níveis de complexidade pedagógica (sugestões, propostas e relatos de experiências). A seguir, cruzamos os resultados das duas fase da pesquisa em torno de focos determinados. Resultados: Os principais aspectos para desenvolver a leitura do hipertexto são: habilidades de navegação; busca e leitura seletiva; monitoração da leitura nas diferentes instâncias do hipertexto; desenvolvimento do letramento crítico; maior conhecimento das preferências leitoras dos estudantes (exploração pedagógica dos sites) e diversificação dos propósitos leitores. A instituição escolar tem grande responsabilidade no desenvolvimento da leitura em suporte virtual, quer como local de acesso privilegiado, quer como incentivadora de uma maior freqüência no uso da Internet e melhor aproveitamento do gosto pelas novas formas de ler. Convém explorar o letramento na Internet e investir na formação docente para o letramento digital.
Instituição de fomento: FUNCAP, PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino da Leitura; Leitura Eletrônica; Hipertexto

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005