IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE LULA NA MÍDIA ESTRANGEIRA, ANTES E DEPOIS DE SUA ELEIÇÃO
Martha Aurélia Moreira de Melo 1, Danio Rebouças 1, Annalies Barbosa Borges 1, Ana Tavares 1, Ísis Aragão 1 e Stella Maria Miranda Vieira 1
1- Departamento de Língua Estrangeira - CH - UECE., UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
Este trabalho refere-se à segunda fase da pesquisa “O discurso jornalístico sobre Lula, no Brasil e no exterior, antes e depois de sua eleição”, que visa à identificação dos tipos de formação discursiva subjacentes aos textos selecionados na mídia brasileira e na estrangeira, verificando possíveis mudanças na prática discursiva no período pós-eleitoral. A fundamentação teórica está na Análise Crítica do Discurso, que vê a linguagem como um tipo de prática social, portanto lugar de conflito. Nesta segunda fase, analisamos referências a Lula na mídia estrangeira. Após discussão da bibliografia complementar, procedeu-se à seleção de textos da mídia estrangeira em três línguas (inglês, francês e espanhol), no período de jun/2002 a fev/2003. O critério de escolha do período objetivou possibilitar a verificação de mudanças discursivas em função da eleição de Lula. No momento, estão sendo analisados os textos e seus resultados comparados aos obtidos na fase 1. Os dados já analisados são bem semelhantes aos da primeira fase com relação, por exemplo, a referências sobre a origem humilde do presidente (nordestino pobre de pouca instrução, torneiro mecânico, sindicalista), mas também ao seu papel atual como presidente e uma das lideranças políticas da América Latina. Tanto nos textos em espanhol, como naqueles em inglês, os aspectos mais enfatizados referem-se à suavização do discurso esquerdista de Lula como indicador de uma mudança ideológica, alvo de críticas de seu próprio partido, e tida como responsável por sua eleição. Sobretudo nos textos pós-eleição, a tônica está no dilema do presidente entre agradar aos pobres e satisfazer os mercados. O trabalho ainda está em andamento; a análise dos textos em francês, por exemplo, ainda não foi iniciada. Entretanto, até o momento da pesquisa, não foram encontradas indicações de mudança discursiva significativa em função da eleição de Lula, como constatado na primeira fase da pesquisa.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Discurso; Ideologia; Lula

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005