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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
DISCURSO, GÊNERO E ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO TRABALHO
Ana Paula Ciqueira Serejo 1 e Maria Izabel Santos Magalhães 2
1- Departamento de Lingüística / Instituto de Letras – UnB/IL 2- Prof.ª Dr.ª do departamento de Lingüística, Instituto de Letras – UnB/IL - mizabel@uol.com.br , UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a identidade de gênero com base na teoria crítica do discurso relacionada à alfabetização de jovens e adultos no contexto do trabalho. Para nortear a pesquisa, formulamos as seguintes questões: Como se caracteriza o discurso da alfabetização de jovens e adultos no contexto do trabalho? Que identidades de gênero são formadas na alfabetização de jovens e adultos no local de trabalho? Os seguintes instrumentos foram adotados para a coleta de dados: notas de campo e entrevistas informais com os alfabetizandos e os alfabetizadores. Onze sujeitos foram pesquisados: quatro alfabetizandas, quatro alfabetizandos e três alfabetizadores. As mulheres são da faixa etária entre 30 e 48 anos, os homens, entre 38 e 52 anos. Esta pesquisa considera a análise do discurso como concepção crítica da linguagem, que enfatiza os efeitos socialmente constitutivos do discurso, e classificados em três tipos: identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença. O curso de alfabetização de jovens e adultos, proposto pelo projeto Formar tem por objetivo a capacitação profissional de seus servidores, contribuindo não só para a elevação da capacidade dos trabalhadores, mas também para a elevação da auto-estima de seus alunos-servidores. Cabe ressaltar, porém, que duas entre as quatro mulheres entrevistadas buscam a elevação profissional. Ao contrário das mulheres, os homens, além de melhorar o relacionamento com a família, buscam uma elevação profissional decorrente de suas novas práticas sociais de leitura e escrita. Os(as) alfabetizandos(as) sintetizam a aquisição da leitura e da escrita como objetivo principal a ser alcançado, para que possam superar as dificuldades e desenvolver um relacionamento mais eficaz com seus familiares, com os demais servidores e o público que freqüenta as instituições em que exercem suas atividades cotidianas.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Discurso; Gênero; Alfabetização

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005