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F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
O DANÇAR EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO
Alexandra Rosa Silva 1 e Mara Rubia Antunes 2
1- Curso de Educação Física 2- Departamento de Desportos Individuais, CEFD, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
A problemática abordada nesta investigação centra-se na relação de alunos e alunas com a dança e sua vivência no espaço escolar em aulas de Educação Física, como conteúdo formativo para ambos os sexos. A razão de pesquisarmos sobre a dança decorre do fato de termos percebido, que este conhecimento dificilmente é tratado no âmbito escolar e, quando trabalhado no contexto da Educação Física, o único objetivo é de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivais de fim de ano nas escolas. Desta forma, esta pesquisa se propôs a investigar como se revelam as experiências e conhecimentos em relação à dança, bem como, as possibilidades de desconstrução das polaridades e exclusões de gênero e desenvolvimento da sensibilidade artística, ou senso estético, nos processos educativos. Para conduzir esta investigação utilizamos a observação (direta) e o questionário (com questões abertas) e a caracterizamos como uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter participante. Os sujeitos foram alunos de uma turma de 4ª série do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Santa Maria-RS. Percebemos que é possível desenvolver a dança enquanto conteúdo da Educação Física na escola, possibilitando o aluno um repensar das informações contidas nas danças vivenciadas. Nesse sentido a dança deixou de ser uma coreografia criada pelo professor e repetida pelos alunos, para ser criada e transformada por ele. Acreditamos que se faz necessário criar novas possibilidades que facilitem a expressão de cada aluno, criando situações em que ele se perceba como sujeito ativo na construção do seu conhecimento e venha a reconhecer-se enquanto agente que vivencia, reflete e reelabora sua cultura. Desta forma, reconhecemos a importância da discussão acerca do conhecimento da dança e as possibilidades de ser tratado em diferentes perspectivas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  dança; educação física; processo educativo

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005