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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano |
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O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE REFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA |
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Carlos Alexandre de Resende 1 e Ruth Bernardes de Sant'Ana 2 |
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1 - Bolsista de Iniciação Científica - UFSJ
2 - Departamento das Psicologias. Univ. Federal de São João del-Rei - UFSJ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ |
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A investigação está voltada para a seguinte problemática: quais as possibilidades formativas da brincadeira de faz-de-conta e, principalmente, qual é o papel do adulto nesse processo? O referencial teórico-metodológico é o Interacionismo Social. Foram realizados registros e filmagens de episódios de brincadeiras de faz-de-conta, em interação social na brinquedoteca da UFSJ, durante um ano. O foco residiu nas interações das crianças, entre 2 e 6 anos, entre si e com o adulto. Os registros foram realizados segundo procedimentos da Análise Microgenética. Dentre as muitas sessões de brincadeira, recortamos aqueles episódios considerados mais significativos para a análise. Nestes encontramos: a) diferenças significativas observadas em situação de interação em brincadeira com e sem a presença de adultos; b) o fator idade influenciou na estruturação e na liderança das brincadeiras; c) diferenças significativas relacionadas ao gênero na escolha de brincadeiras e divisão em subgrupos pelas crianças; d) os conteúdos dos faz-de-conta variaram de acordo com o universo sociocultural das crianças observadas. Os resultados das análises nos permitem considerar a pertinência do estudo da brincadeira de faz-de-conta, em situações de interação, como uma experiência importante no processo de formação da criança enquanto sujeito. Os resultados evidenciam empiricamente que o adulto desempenha um papel que, positivo ou não, altera o rumo das brincadeiras de diferentes maneiras. Muitas e ricas possibilidades formativas se apresentam nessa modalidade lúdica, sendo necessário ainda nos voltarmos para os diferentes estilos socioculturais que os adultos expressam no brincar, com vistas ao aprofundamento da problemática. |
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Instituição de fomento: Universidade Federal de São João del-Rei
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
brincadeira de faz-de-conta; interação social; criança |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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