IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE REFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA
Carlos Alexandre de Resende 1 e Ruth Bernardes de Sant'Ana 2
1 - Bolsista de Iniciação Científica - UFSJ 2 - Departamento das Psicologias. Univ. Federal de São João del-Rei - UFSJ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ
A investigação está voltada para a seguinte problemática: quais as possibilidades formativas da brincadeira de faz-de-conta e, principalmente, qual é o papel do adulto nesse processo? O referencial teórico-metodológico é o Interacionismo Social. Foram realizados registros e filmagens de episódios de brincadeiras de faz-de-conta, em interação social na brinquedoteca da UFSJ, durante um ano. O foco residiu nas interações das crianças, entre 2 e 6 anos, entre si e com o adulto. Os registros foram realizados segundo procedimentos da Análise Microgenética. Dentre as muitas sessões de brincadeira, recortamos aqueles episódios considerados mais significativos para a análise. Nestes encontramos: a) diferenças significativas observadas em situação de interação em brincadeira com e sem a presença de adultos; b) o fator idade influenciou na estruturação e na liderança das brincadeiras; c) diferenças significativas relacionadas ao gênero na escolha de brincadeiras e divisão em subgrupos pelas crianças; d) os conteúdos dos faz-de-conta variaram de acordo com o universo sociocultural das crianças observadas. Os resultados das análises nos permitem considerar a pertinência do estudo da brincadeira de faz-de-conta, em situações de interação, como uma experiência importante no processo de formação da criança enquanto sujeito. Os resultados evidenciam empiricamente que o adulto desempenha um papel que, positivo ou não, altera o rumo das brincadeiras de diferentes maneiras. Muitas e ricas possibilidades formativas se apresentam nessa modalidade lúdica, sendo necessário ainda nos voltarmos para os diferentes estilos socioculturais que os adultos expressam no brincar, com vistas ao aprofundamento da problemática.
Instituição de fomento: Universidade Federal de São João del-Rei
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  brincadeira de faz-de-conta; interação social; criança

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005