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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
SISTEMAS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
MÁRLON CAETANO RAMOS PESSANHA 1, MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA 1, JOSUÉ RODRIGUES SANTA RITA 2, MILENA FILADELPHO COUTINHO 1, ANDRÉ DA SILVA SANTOS 1 e CARLOS AUGUSTO CRUZ 1
1-LCFIS - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro 2-Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF
Nesse trabalho apresentamos os resultados obtidos com a utilização de um sistema remoto, que nós desenvolvemos, para controle e monitoramento de um experimento real de física, com aplicação no ensino de física. Para o desenvolvimento dos modelos experimentais, utilizamos material de baixo custo, como alumínio e madeira, além de sensores mecânicos, magnéticos e ópticos para a leitura de dados, e circuitos específicos para o controle de cada experimento. Desenvolvemos experimentos de conversão de energia eólica para energia elétrica, sistema de roldanas, plano inclinado, entre outros. Para a realização do projeto, fizemos uso de uma interface desenvolvida por nós, que possui como base, um microcontrolador da microchip, o PIC16C71, no qual ativamos em sua estrutura a função de conversor analógico-digital. A interface ainda possibilita o controle do experimento, no qual é possível executar comandos como os de início e fim de um procedimento experimental. A interface possibilita ainda que o usuário faça a seleção entre dois experimentos, pois o microcontrolador possui dois canais para o controle. A interface possui ainda buffers inversores para corrigir sinais fracos que vem do microcontrolador, e além disto inverte o sinal, pois a porta paralela, que foi o canal utilizado por nós para a comunicação do computador com a interface, lerá de modo invertido. Para interpretar os valores que chegam a porta paralela e para enviar os dados de controle, nós desenvolvemos softwares na linguagem delphi que podem ser utilizados no ambiente windows. Como o projeto é voltado para o ensino de físico, nós disponibilizamos no software, além do controle e da leitura de dados do experimento, informações sobre o experimento e os conceitos de física envolvidos.
Instituição de fomento: FENORTE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino de Física; Automação; Novas tecnologias

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005