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D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
INDICADORES DE QUALIDADE NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAIS: PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS
Francisco Rafael de Araújo Rodrigues 1, Ana Gabriela Cardoso de Abreu 1 e Maria Salete Bessa Jorge 1
1 - Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem - UECE., UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
A avaliação da qualidade dos serviços de saúde mental possibilita encontrar soluções viáveis aos problemas. O estudo é relevante devido a maior possibilidade de mudança cultural para a equipe de saúde, oferecendo serviços de melhor qualidade com reconhecimento de determinantes de insatisfação. Assim, objetivou apreender as representações sociais dos usuários sobre a qualidade da atenção prestada pelos serviços de saúde mental e definir indicadores de qualidade. O estudo é do tipo exploratório. Realizado em 2 Centros de Atenção Psicossociais/CAPS, situados no município de Fortaleza-CE. Participaram 7 usuários do CAPS escolhidos ao acaso. O quantitativo obedeceu ao critério de saturação teórica. Foi utilizada na coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os discursos foram submetidos à análise de conteúdo temático. Os aspectos éticos foram respeitados. Observou-se o surgimento de 4 categorias: significados de saúde, percepção de saúde mental, satisfação com o serviço de saúde mental, insatisfação com o serviço de saúde mental. Assim, percebe-se as representações de saúde mental como qualidade de vida e amenização dos sintomas relacionados com a patologia, numa concepção ontogênica do processo saúde-doença. As imagens associadas aos serviços sugerem qualidade na atenção, já que identificaram como indicadores de satisfação a eficiência e efetividade das práticas assistencialistas, a presença de profissionais competentes e compromissados, atendimento adequado no resgate dos direitos e respeito aos cidadãos, acolhimento agradável e satisfatório, comunicação entre a equipe de saúde, usuário e familiar a qual conforta e desmistifica os tabus acerca do transtorno mental, disponibilidade de tratamentos adequado e a limpeza do local. Porém há inquietação acerca da falta de infra-estrutura que torna inadequado o atendimento a demanda, a falta de medicamentos e do direito à alimentação dos pacientes-dia o que geram insatisfação e prejudica a qualidade dos serviços.
Instituição de fomento: Ministério da Saúde - MS e CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Indicadores de qualidade; Representação social; Serviços de Saúde Mental

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005