IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
CRIANÇA PROBLEMA NA ESCOLA E A PROMOÇÃO DA SAÙDE MENTAL
Núbia Maria Saldanha Vieira Alves 1, Aleide Viana Barbosa 1, Deysen Kerlla F. Bezerra 1 e Ana Ruth Macedo Monteiro 1,2
1 - Depto. de Enfermagem/UECE 2 - Hospital de Messejana , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
É constante, no ambiente escolar, a tipificação de crianças como problemas. Este estudo buscou compreender os critérios utilizados pelos professores para identificar uma criança-problema na escola e, após trabalho grupal com elas avaliar como passam a responder, às situações vivenciadas em sala de aula. Estudo de natureza descritiva está sendo realizado em uma escola pública Foram feitas as identificações das crianças percebidas como problema, a partir dos professores, através de um questionário em busca de identificar os critérios que eles utilizaram para tipificar uma criança-problema. Foram realizadas duas reuniões com as crianças identificadas. Serão estruturadas reuniões grupais com as crianças tipificadas como problema com atividades que visem promover a espontaneidade e afetividade das crianças. Finalmente, será realizado um acompanhamento, junto aos professores visando avaliar como as crianças se encontram em sala de aula, durante e após as sessões grupais, através de entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos no primeiro momento foram organizados em forma de tabelas e quadros. Todos os dados foram analisados à luz da literatura pertinente. Dos questionários entregues aos sete professores, foram devolvidos apenas seis. Verificou-se que, para as professoras a criança ser problema está relacionado à ausência da participação efetiva dos pais na vida dos filhos, e que a falta de acompanhamento da família limita a sua aprendizagem. Pela diversidade de respostas dos professores, percebemos que não existem critérios, padrões para tipificar uma criança como problema. Esse rótulo, é conferido pela percepção pessoal do professor, gerada a partir de suas vivência sociais, suas heranças culturais e seus valores morais. O grupo com as crianças mostra-se uma excelente alternativa, não só por favorecer a socialização, mas também por propiciar que a criança expresse suas ansiedades, muitas vezes reprimidas pelos professores ou pelos familiares.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  CRIANÇA PROBLEMA; SAÚDE MENTAL; ESCOLA

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005