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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
FENÔMENOS DE ENFERMAGEM PRESENTES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE CLIENTES HIPERTENSOS
Sara Taciana Firmino Bezerra 1, Manuela Mendonça Figueirêdo Coelho 1 e Maria Vilani Cavalcante Guedes 1
1 - Depto de Enfermagem/UECE. , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
A Associação Brasileira de Enfermagem realizou a pesquisa Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CISPESC) com o intuito de formular uma linguagem comum da enfermagem. Com a possibilidade de validar os resultados da mesma, desenvolvemos um estudo voltado para a identificação de fenômenos de enfermagem referentes à Educação em Saúde prestada aos hipertensos, presentes na prática de enfermeiras do Programa Saúde da Família. O objetivo do trabalho foi verificar nos resultados da CIPESC, ações de enfermagem realizadas na educação em saúde de hipertensos para identificar os fenômenos de enfermagem correspondentes. Estudo exploratório descritivo, em acordo com os aspectos éticos, realizado com 12 enfermeiras de 4 Unidades Básicas de Saúde, da Secretaria Executiva Regional IV, em Fortaleza- CE. As enfermeiras responderam um questionário com 88 ações de enfermagem do Projeto CIPESC referentes a educação em saúde de hipertensos; feita observação das consultas de enfermagem constatando 24 ações não executadas; entrevista com 8 enfermeiras, aprofundando os aspectos que mais apareceram nas observações. As ações educativas estão assim divididas: atender(26), informar(20), gerenciar(14) e observar(13) com um total de 63 ações confirmadas na prática, as quais segundo critérios da Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem Versão Beta basearam a identificação de 4 fenômenos de enfermagem: Hipertensão, Comportamento de Busca de Saúde, Auto-cuidado e Atividades de Estilo de Vida. A utilização dos mesmos na prática educativa com pacientes hipertensos é de extrema relevância, já que as enfermeiras atuam em todos os níveis de cuidado de saúde. O estudo mostrou ser possível identificar fenômenos de enfermagem nos resultados da pesquisa CIPESC contribuindo para uma linguagem comum às enfermeiras da área.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação em Saúde; Hipertensão Arterial; Enfermagem

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005