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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
A FORMULAÇÃO E NATUREZA DAS ESTRATÉGIAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR LIVREIRO CEARENSE
Diego Guilherme Bonfim 1, Rafaele Zanita Lima de Castro Gomes 1 e Paulo César de Sousa batista 1
1 - Depto. de Ciências Sociais aplicadas/Administração de Empresas/UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
O presente projeto de pesquisa tem como tema a formulação e a natureza das estratégias nas micro e pequenas empresas do setor livreiro cearense. O conhecimento desta pesquisa é de suma importância tanto na perspectivas científica, devido ao pequeno conhecimento sobre a dinâmica deste mercado, como para o desenvolvimento gerencial e operacional destas organizações, que terão a sua disposição informações relevantes que possibilitarão redirecionamentos ou ainda a adoção de medidas de intervenção externa para ajustes e adaptação. Como conseqüência desta constatação surge o desafio de realizar estes estudos setoriais. Em particular, o setor livreiro tem passado por grandes transformações, gerando perplexidade em seus empresários quanto ao futuro do negócio, sem que a literatura acadêmica tenha oferecido sua contribuição ao esclarecimento das questões mais relevantes. A realização do trabalho de pesquisa comporta dois momentos distintos. No primeiro, envolve a concentração sobre o referencial bibliográfico de suporte (livros e artigos) e compreende a pesquisa de informações sobre o setor, para estabelecer o contexto onde a dinâmica empresarial se desenvolve. No segundo momento, a pesquisa é de estudo de campo do tipo descritivo que envolve procedimentos de natureza quali-quantitativo. A consolidação dos dados levantados via questionários é feita a partir de descrições estatísticas realizadas com o suporte do SPSS. Como resultado, percebe-se que as transformações por que tem passado o mercado, principalmente na parte tecnológica de informação e de compra via eletrônica, têm sido extremamente desfavoráveis aos empresários brasileiros, maior ainda aos de pequeno e médio porte. O ajustamento a esses novos padrões de comportamento estratégico e a busca por associações e parcerias com editoras e outras livrarias não integrantes das cadeias nacionais e internacionais são estratégia cruciais de sobrevivência.
Instituição de fomento: Programa IC/UECE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formulação de estratégias; Pequenas e médias empresas; Setor livreiro

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005