IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 2. Biologia Evolutiva
EFEITO DOS TRICOMAS DAS PLANTAS HOSPEDEIRAS SOBRE O COMPORTAMENTO ALIMENTAR E COMPONENTES DO DESEMPENHO DE LARVAS DE Metriona elatior (KLUG, 1789) e Gratiana conformis (BOHEMAN, 1854) (COLEOPTERA, CHRYSOMELIDAE, CASSIDINAE)
Ana Paula Noronha 1 e Lenice Medeiros 2
1- Curso de Ciências Plena, Habilitação Biologia - Departamento de Biologia e Química - UNIJUÍ - anatchebr@yahoo.com.br 2- Prof. do Departamento de Biologia e Química - UNIJUÍ - lenicem@unijui.tche.br, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
(INTRODUÇÃO) Os besouros Gratiana confornis e Metriona elatior, alimentam-se de Solanum guaraniticum e Solanum viarum respectivamente, as quais apresentam as folhas cobertas por tricomas. Estes podem atuar como barreira ao deslocamento, fixação, alimentação, sobrevivência e desenvolvimento de seus hóspedes. (METODOLOGIA). Neste trabalho, verificamos de que modo larvas e adultos destes cassidíneos respondem às variações na densidade de tricomas de suas hospedeiras. Foram realizados testes a fim de observar se ocorre a remoção ou a ingestão de tricomas, bem como se há influência da densidade dos mesmos sobre a preferência alimentar, sobrevivência e duração do ciclo dos insetos.(RESULTADOS) Os resultados obtidos mostraram que as larvas das duas espécies removem os tricomas, a fim de alcançar o mesófilo da planta, livre de pêlos. Quando lhes são oferecidos os discos foliares intactos, com alta densidade de tricomas, tanto as larvas quanto os adultos de G. conformis não apresentam preferência. Não foi constatada diferença significativa nas taxas de sobrevivência e no tempo de desenvolvimento das larvas alimentadas de folhas com e sem tricomas. No entanto, os indivíduos de M. elatior, apresentaram maior taxa de sobrevivência, alimentando-se de discos intactos e com remoção mecânica de tricomas estrelados. (CONCLUSÃO) Assim, concluímos que o comportamento de remoção possibilita a abertura de “clareiras” que permitem a ingestão da epiderme da planta pelas larvas e adultos destes cassidíneos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  fitofagia; Solanum; tricomas

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005