IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
NOVAS TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO
Gláucia Mirian de Oliveira Souza 1 e Gláucia Mirian de Oliveira Souza 1
1 - Centro de Educação/UECE., UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
O mundo se encontra em constantes transformações científicas e tecnológicas que afetam a produção do conhecimento e a reorganização da sociedade. Estas mudanças refletem nos diferentes setores de atividades e exigem o nascimento de novas competências, configurando a necessidade de assimilação de novos conhecimentos. O objetivo nesse estudo foi investigar os saberes e práticas que os docentes em formação têm acumulado para utilizar as ferramentas tecnológicas e como tem sido a sua aproximação com esses artefatos em seus contextos de atuação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tomando como referência os professores-alunos do Programa de Formação de Professores Magister na UECE. A coleta de dados realizou-se através de entrevistas com uma amostra representativa de pólos e turmas, escolhidos por sorteio, Jaguaribe, Aracoiaba, Limoeiro do Norte e Quixadá, contabilizando um total de 151 sujeitos. Os depoimentos foram transcritos, categorizados, organizados e aplicados em um programa de análise de dados denominado NUDIST. Ao analisá-los percebeu-se que a noção de novas tecnologias é presente no cotidiano dos entrevistados, mas no que concerne ao acesso à realidade tecnológica este é quase nulo. Além de não terem acesso, eles apresentam uma relação de desconhecimento quanto ao uso desses artefatos. Uma oportunidade de aproximação advém no curso através da disciplina Seminário Temático de Novas Tecnologias, no entanto, é consenso nos depoimentos que essa é insuficiente, pois oitenta por cento das falas declara que esse é o primeiro contato com o computador. Conclui-se que a formação de professores para o uso das novas tecnologias neste curso tem sido deficiente. Embora existam tentativas de melhoria, notou-se que para que essa formação aconteça de forma satisfatória é mister que os professores-formadores lancem mão dos recursos tecnológicos levando-os para a sala de aula, para que os alunos não somente os conheçam, mas também aprendam meios de utilizar em seu cotidiano.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Novas Tecnologias; Saberes e Práticas; Formação Docente

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005