IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
MONITORAMENTO DA MÍDIA IMPRESSA NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2004 EM FORTALEZA: ANÁLISE DOS ESPAÇOS E CONTEÚDOS UTILIZADOS PELO JORNAL O POVO
Viviane Emídio MONTEIRO 1, Eveline Alves RIBEIRO 1, Maria Andréa Luz da SILVA 2 e Francisco Horácio da Silva FROTA 2
1 - Centro de Estudos Sociais e Aplicados, Curso de Serviço Social - UECE 2 - Mestrado Acadêmico de Políticas Públicas e Sociedade - UECE , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
Esse trabalho analisou a cobertura jornalística dos principais candidatos à prefeito na campanha eleitoral de 2004, em Fortaleza. O comportamento da mídia tornou-se um dos elementos relevantes no estudo das eleições contemporâneas. A pesquisa identificou a proporção segundo a qual o nome de cada candidato aparece nos noticiários (visibilidade), bem como verificar a valência das matérias divulgadas. Durante o intenso período eleitoral de 2004, monitoramos diariamente o Jornal O Povo. Para esse estudo, aplicamos a metodologia quantitativa, buscando comparar o espaço e as informações publicadas sobre cada candidato. Classificamos as matérias de acordo com o número da página, o formato e posição na diagramação, essas categorias indicam a morfologia do jornal, e permitiram avaliar o destaque recebido por cada candidato. Analisamos ainda a valência, ou seja, a proporção de matérias positivas, negativas e neutras atribuídas a cada um. Essas informações foram tabuladas no Excel e posteriormente convertidas em gráficos, apresentando a evolução quinzenal da cobertura jornalística. Convém ressaltar a parceria realizada com o Doxa (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política). Durante esse período eleitoral, os candidatos com maior visibilidade foram: Inácio (PC do B), Cambraia (PSDB), Moroni (PFL), Luizianne (PT) e Aloísio (PMDB), nesta ordem. Em relação à valência, predominou o critério da neutralidade, porém em determinadas quinzenas constataram-se variações entre positivo e negativo. No que se refere à visibilidade, verificou-se que estar na frente das pesquisas eleitorais é o melhor previsor da quantidade de cobertura que cada candidato recebe nos jornais. Foi possível constatar que, de um modo geral, o jornal mostrou certa neutralidade e imparcialidade em relação aos candidatos, porém existem alguns casos específicos nos quais fica visivelmente perceptível a preferência do jornal por determinada candidatura.
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Campanha Eleitoral; Jornal; Cobertura jornalística

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005