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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA: AS CRENÇAS E O TRATAMENTO DO “ERRO”.
Andressa Portella Felipin 1 e Lucia Rottava 2
1- Departamento de Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação - UNIJUÍ 2- Profª. Drª. do Departamento de Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação - UNIJUÍ, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
A temática desta pesquisa contempla de modo particular as crenças dos sujeitos e a tarefa de ensinar / aprender do ponto de vista de professores e aprendizes. Tem-se por objetivos estabelecer uma relação entre os episódios de interação e as crenças dos professores acerca do erro e investigar a concepção de professores e alunos com relação ao erro e seu papel no ensino/aprendizagem de línguas. O conceito de erro adotado nesta pesquisa é de natureza sociocultural em que é visto como uma estratégia de aprendizagem ou uma testagem de hipótese, caracterizando-se como parte natural do processo de aprendizagem (Freudenberger e Lima, 2003). Por essa razão, o tratamento de erro em uma abordagem sociocultural deve auxiliar o aprendiz na construção do conhecimento promovendo o uptake por meio da interação (Lyster e Ranta, 2002,). A metodologia consiste da coleta de dados em sala de aula, combinada com entrevistas realizadas com professores em formação e análise da categorização dos próprios erros realizada por aprendizes de LM e LE em contexto universitário. Os resultados parciais indicam que não há clareza a respeito da correção em contexto de ensino e sobre papel do erro de acordo com a perspectiva sociocultural, isto é, índice de que os aprendizes estão levantando e testando suas hipóteses a respeito do uso da língua, além de refletirem a respeito da forma lingüística – dimensão que a escola tem dado bastante atenção, todavia com resultados ainda insuficientes quando à competência comunicativa dos aprendizes. Tal prática, portanto, pouco tem oportunizado ao aprendiz reconstruir uma hipótese, pouco havendo interação, uptake e aquém das possibilidades de participar do processo de construção do conhecimento.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  interação; erro; crenças

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005