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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A FUNÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA COM OS ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - A IMPORTÂNCIA DE UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR
Laura Menna Barreto 1 e Ane Carine Meurer 1
1- Departamento de Metodologia do ensino, UFSM , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
A pesquisa insere-se nas discussões promovidas na administração escolar, pois o Orientador Educacional, tradicionalmente, integra a gestão escolar. Pretendeu-se, com a pesquisa entender qual a função do Orientador nas escolas de Ensino Médio Públicas Estaduais da região central de Santa Maria, fazendo um levantamento histórico, legal teórico sobre a Orientação Educacional, a sua função, e aprofundamento teórico relacionado à aprendizagem e às suas dificuldades. Como metodologia efetuou-se levantamento das escolas, resultando em quatro instituições. Após contata-las procurou-se observar como se organiza e funciona a rotina escolar, como foram construídos e o que explicitam os seus Projetos político-pedagógicos e Regimentos Escolares. Realizou-se, entrevista semi-estruturada com os profissionais da Orientação, para que relatassem sobre sua função. Os resultados foram baseados nas entrevistas, que serviram para entender-se melhor as realidades escolares, seus profissionais e a Orientação. Esse serviço encontra-se setorizado - profissionais presos a um atendimento em gabinete. Na maioria das escolas é feito um trabalho direcionado à escolha profissional. Apresenta-se um grande distanciamento dos serviços de Orientação, Supervisão e Administração (Diretor e Vice-diretores). Além do que não ocorre a interação interdisciplinar do Orientador com os alunos, menos ainda, com os que apresentam dificuldades de aprendizagem. Conclui-se que se a educação brasileira fosse organizada interdisciplinarmente a Orientação direcionaria a aprendizagem dos alunos, englobando todas as áreas do conhecimento, oferecendo-lhes um espaço para explorar potencialidades; explicitação e desenvolvimento de suas aptidões características e ampliação e descoberta de seus interesses. Porém, essa proposta precisa ser pensada a partir de políticas públicas de formação de professores, pois as inovações serão possíveis se forem oferecidos, ao profissional, condições de reconstruir suas práticas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Orientador educacional; Interdisciplinaridade; Dificuldade de aprendizagem

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005