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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
AVALIAÇÃO DAS DECISÕES DOS GESTORES DAS AGROINDÚSTRIAS SUINÍCOLAS DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO AO PROJETO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Francieli Calgaro Floriano 1, Ariosto Sparenberger 2, Luciano Zamberlan 3 e Pedro Luís Büttenbender 4
1- Curso de Administração - Departamento de Estudos da Administração - UNIJUÍ 2- Prof. Mestre do Departamento de Estudos da Administração - UNIJUÍ - Campus Santa Rosa - ariosto@campussr.unijui.tche.br 3- Prof. Mestre do Departamento de Estudos da Administração – UNIJUÍ – lucianoz@unijui.tche.br 4- Prof. Mestre do Departamento de Estudos da Administração – UNIJUÍ – pedrolb@unijui.tche.br, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
O objetivo deste estudo é identificar de que forma os gestores das Agroindústrias Suinícolas (AGI) da Região Fronteira Noroeste do RS projetam e definem estratégias de criação e desenvolvimento de produtos. A coleta de dados baseou-se em fontes secundárias, através de pesquisas bibliográficas, e primárias através de entrevistas com os empresários. De um total de 18 AGI identificadas que abatem e processam carne suína e que são inspecionadas por algum órgão sanitário, foram visitadas 10 no período de outubro a janeiro de 2005. Destas, a maioria (70%) é de pequeno porte, 20% possuem um planejamento empresarial formal, porém a maioria (60%) não possui planejamento. Seus principais produtos são a carne in natura (25%), salame defumado (19%) e salsichão (15%). Entre os pontos fortes identificados junto aos gestores das AGI destaca-se principalmente a qualidade dos produtos (80%) seguida de tradição, experiência e apresentação do produto, já em relação aos pontos fracos da empresa 90% dos gestores apontaram a clandestinidade como o principal problema enfrentado, também sentem falta de capital de giro e dificuldade de competir com os preços dos clandestinos e dos concorrentes maiores. Constatou-se que 50% dos gestores não sabem identificar os pontos fortes dos seus concorrentes. Constatou-se que 50% das AGI deixaram de produzir algum produto nos últimos dois anos, todas estão preocupadas em criar novos produtos para o mercado, contudo, contatou-se apenas 56% criaram/lançaram de 1 a 3 novos produtos nos últimos dois anos, totalizando 11 produtos, dos quais 91% obtiveram aceitação no mercado, satisfazendo as expectativas das empresas, 60% já efetuaram mudanças nas características de seus novos produtos para melhor adequá-los ao custo e ao gosto dos clientes. Constata-se que os resultados analisados até o momento nos mostram que as AGI carecem de ações técnicas que possam melhorar sensivelmente suas atividades tornando-as mais competitivas para atuar no mercado.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Agroindústrias suinícolas; gestores; novos produtos

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005