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B. Engenharias - 1. Engenharia - 11. Engenharia Nuclear
APLICAÇÃO DE UMA ESTRUTURA MODULAR DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA DIAGNÓSTICO DE ACIDENTES
Cassio Rodrigo Duque Estrada 1 e Antônio Carlos de Abreu Mól 2,3
1- Depto.de Engenharia Eletrônica - UFRJ 2- Laboratório de Interface Homem Sistema – IEN/CNEN 3- Dr. Do Departamento de Confiabilidade Humana – IEN/CNEN – mol@ien.gov.br , COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR - CNEN
O trabalho utiliza o método de identificação de acidentes baseado em Redes Neurais Artificiais (RNA) (Mol et al., 2002) como núcleo de identificação, no desenvolvimento de uma estrutura modular para identificação de acidentes que permite, de forma independente, tanto a inclusão de novos acidentes a serem identificados quanto o refinamento de alguns deles, sem a necessidade de alterar as RNAs já treinadas. A estrutura é formada por módulos de identificação e por um módulo de análise, onde cada um dos módulos de identificação segue a estrutura apresentada pelo núcleo de identificação. Cada módulo de identificação fica responsável pela reconhecimento do acidente pertencente a uma faixa específica de eventos para os quais foi treinado. O módulo de análise processa a resposta emitida por cada um dos módulos de identificação para, finalmente, determinar a resposta final do sistema. O desenvolvimento dessa estrutura modular foi possível em virtude da capacidade do núcleo de identificação de realizar a identificação dinâmica e emitir a resposta “Não Sei” para os eventos desconhecidos. Para demonstrar o funcionamento desta estrutura, foi proposto um problema de identificação de acidentes de uma usina nuclear PWR, composto de 50 eventos, gerados pelo simulador do Laboratório de Interfaces Homem Sistema (LABIHS), distribuídos em cinco módulos de identificação: (i) dez variações no tamanho da ruptura de perda de refrigerante (loca); (ii) nove variações de ruptura na linha de vapor (stlrup); (iii) dez variações de ruptura no tubo do gerador de vapor (sgtr); (iv) onze variações de acidentes no pressurizador “stuck open” (porv); (v) dez variações de ruptura na linha de água de alimentação “feed water line break inside containment” (fwlbr). Os resultados obtidos demostraram que o método de identificação de acidentes utilizado como núcleo de identificação, quando implementado seguindo uma estrutura modular, permite a inclusão de novos grupos acidentes ou variações de um mesmo acidente, sem que haja a necessidade de se alterar as RNAs já criadas, bastando para isto, que um módulo especifico para este novo grupo seja incluído ao sistema.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Diagnóstico de Acidentes; Redes Neurais Artificiais; Nuclear

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005