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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
REPRESENTAÇÕES MASCULINAS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Karina Maria Dezotti 1 e Maria Inês Ghilardi Lucena 1
1- Faculdade de Letras, Centro de Linguagem e Comunicação - PUC-Campinas., PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUC-CAMPINAS
Esta pesquisa, no campo dos estudos do discurso e de gênero, propõe uma reflexão sobre a representação masculina na publicidade da mídia impressa. Delimitou-se o enfoque as peças publicitárias das revistas VEJA, dirigida ao público em geral, e NOVA, destinada, principalmente, ao público feminino, de 2003 e 2004. Selecionamos anúncios em que há a presença masculina e feminina ou que faziam alguma referência a elas, independente do produto anunciado. Como a publicidade tem se tornado formadora de opinião pelo modo como se dirige ao público-alvo e pela forma como apresenta os anseios sociais, buscamos conhecer a figura masculina que nela é veiculada, porque esse tipo de discurso trabalha com os valores instaurados na própria sociedade, refletindo, desse modo, as tendências de comportamento e o pensamento da população. Por meio do suporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, pudemos apreender a construção do sentido que se dá através do jogo discursivo entre elementos lingüísticos e visuais, utilizados de maneira eficiente pela mídia, permitindo-nos, assim, delinear a nova imagem masculina que está passando por grandes transformações sociais, as quais são, em parte, decorrentes da mudança no papel feminino no final do século XX, nas sociedades ocidentais. Ao lado da nova mulher, imaginamos um novo homem. Tais representações, muitas vezes cristalizadas na mente dos sujeitos, revelam-se nos discursos que reproduzem.
Instituição de fomento: CNPq e PUC-Campinas
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  discurso; masculino; publicidade

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005