IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SALA DE AULA: COMPARTILHAR E RECONSTRUIR SABERES E FAZERES SOBRE LEITURA E ESCRITA
Carla Denise Berwanger 1, Lisiane Pappis 1, Rosangela Bitencourt Mariotto 1, Silvana Martins de Freitas 1 e Doris Pires Vargas Bolzan 2
1- Curso de Pedagogia/Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Maria 2- Departamento de Metodologia do Ensino/ Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Maria , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Este projeto visa o trabalho coletivo entre as acadêmicas de diferentes níveis de ensino e professoras orientadoras da Universidade Federal de Santa Maria e Centro Universitário Franciscano, juntamente com os professores e alunos das classes de alfabetização das escolas públicas e particulares de Santa Maria. A pesquisa tem como principais objetivos o trabalho compartilhado entre os sujeitos que atuam em classes de alfabetização e as acadêmicas em formação inicial e continuada a partir do contato com crianças em processo de construção da leitura e da escrita. Além disso, a compreensão das hipóteses das crianças acerca do processo de leitura e escrita e a construção de uma proposta diversificada de trabalho são apresentadas como formas de explorar e de favorecer os diferentes estilos de aprendizagem. Para tanto, trabalhamos com a montagem de circuitos de atividades lúdicas variadas sobre leitura e escrita, considerando os diversos estilos cognitivos presentes nos grupos e o processo de construção pelo qual estes alunos estão passando. A partir desse estudo, destacamos como aspectos relevantes as possibilidades de reflexão e discussão, no grupo de pesquisa e nas escolas envolvidas, sobre o processo de alfabetização, a partir das vivências pessoais e da visão das pesquisas de base construtivista e interacionista. Ainda, ressaltamos como vantajosos os espaços de trocas de experiências criados através da proposta de construção de atividades diversificadas, que possibilitam não só a formação inicial e continuada das professoras e acadêmicas envolvidas, como também o avanço das concepções apresentadas pelas crianças no decorrer das atividades.
Instituição de fomento: Fapergs
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Leitura e escrita; atividades diversificadas; aprendizagem

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005