IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
REDES DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS EMPRESARIAIS
Jonas Cardona Venturini 1, Milton Luiz Wittmann 2 e Paola Schmitt 1
1- Curso de Administração/CCSH/UFSM 2- Departamento de Ciências Administrativas/CCSH/UFSM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Neste estudo buscou-se como objetivo principal identificar e analisar as principais ações conjuntas de cooperação que aumentam o desempenho e a competitividade de uma amostra de empresas que participam do programa redes de cooperação da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI) do Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho é resultado de um estudo em 17 redes: Rede forte, SulVest, Afamutil, Agivest, Rede Moda Gaúcha, Auto Legal, Panimel, Rede Metal, Mixpaper, Agametal, RedeMac, Rede Mundi, Rede Construir, Aproflor, Maxsul, Afecom e Rede Veste, contemplando 74 empresas dos setores de comércio, serviço e indústria com coleta de dados através da aplicação de um questionário aos responsáveis pelas empresas. O trabalho caracteriza-se por uma investigação exploratória descritiva, baseada em ações de cooperação de entidades empresariais no Rio Grande do Sul que desenvolvem ações de cooperação. Os principais resultados apontam que a maioria das empresas participantes das redes tem interesse em participar de outros tipos de parcerias. Os principais benefícios obtidos através da rede são as ações de marketing compartilhadas com o fortalecimento da marca da rede através da divulgação na mídia, fortalecendo a marca da rede e a redução de custos, e o aumento da margem de lucro, obtido através das compras conjuntas e os principais objetivos das empresas, ao ingressar na rede, realizar trocas de informações entre os associados e aumentar o pode de negociação com fornecedores até a construção de uma marca, que seriam difíceis de serem obtidos trabalhando de maneira individual.
Instituição de fomento: Fapergs
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Redes de Empresariais; Alianças Estratégicas; Parcerias Empresariais

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005