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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A RELAÇÃO ENTRE A EXPECTATIVA DOCENTE E O DESEMPENHO ESCOLAR DISCENTE
Carla Denise Berwanger 1, Daiane Bayer Rodrigues 1, Michele Spall 1 e Valeska Fortes de Oliveira 2
1- Curso de Pedagogia/Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Maria 2- Departamento de Fundamentos da Educação/ Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Esta pesquisa desenvolve-se desde 2004, neste ano, acontece em três diferentes estabelecimentos de ensino da cidade de Santa Maria-RS, em três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde estão sendo coletados os dados, tendo por finalidade a verificação da existência da relação entre a expectativa do professor e o desempenho escolar do aluno. A metodologia empregada é de abordagem qualitativa, onde haverá a descrição das constatações relacionadas ao tema, bem como o cruzamento dos dados na discussão dos resultados obtidos em cada um dos três campos de pesquisa. Os resultados e a discussão serão expressos também sob forma quantitativa, demonstrados em gráficos. Para obtenção dos dados serão realizadas observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada com perguntas abertas e fechadas, ainda, consulta aos resultados de desempenhos escolares. Com o intuito de investigar pesquisas existentes a respeito, utilizaremos os escritos de autores como Dorneles apud Martins e Moretti (2003), o qual enfatiza que o fracasso dos alunos reflete as concepções que os professores têm deles, sejam essas tidas em forma de discriminação, rótulos que, dessa forma, como subsídio da prática pedagógica confirmam o fracasso escolar. Tendo em vista o estudo realizado até o presente momento, podemos destacar como resultados parciais o fato de no processo educacional estarem envolvidos sujeitos que interagem na construção do conhecimento, ou seja, que não há regra nem possibilidade de padronizar, assegurar a forma como se dá a elaboração e manifestação docente da expectativa, assim como a percepção, recepção e reação discente aos estímulos investidos, ou ainda sua inexistência. Como proposta que redimensionaria, de certa forma, o trabalho na sua continuidade optamos pela coleta de dados centrando maior foco de atenção sobre um aluno por turma, contemplando (pesquisa focal) diferentes conceitos referentes ao desempenho individual num primeiro momento de avaliação letiva.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Expectativa; desempenho; relação professor-aluno

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005