IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: UM FATOR DE EXCLUSÃO SOCIAL
Arthur Breno Stürmer 1 e Lúcia Salete Celich Dani 1
1- Depto. de Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
A violência na escola apresenta variadas formas: institucional, simbólica e outras mais explícitas, como a agressão. A violência é fonte adicional de preocupação para os educadores, que são chamados a enfrentar um desafio: compreender a violência. As recentes manifestações de violência em escolas públicas de Santa Maria apontam para a necessidade de se investigar os comportamentos agressivos, principalmente entre os alunos. O objetivo do presente trabalho é investigá-los focalizando a intimidação entre alunos de escolas públicas, um tipo particular de violência que é um dos fatores influenciadores da evasão, repetência e baixo rendimento escolar, convertendo-se igualmente em fator de exclusão social dentro da escola. A pesquisa seguiu três etapas: coleta de dados por meio de entrevistas semi-estruturadas, baseadas em roteiro, com professores dos Anos Iniciais; análise dos resultados e discussão dos mesmos no meio acadêmico. Optou-se por trabalhar com escolas da rede pública estadual de ensino, que atendessem a alunos da periferia de Santa Maria-RS, onde o fenômeno em estudo ocorre com maior freqüência e adquire certa gravidade. Ressalta-se a ocorrência de inúmeros casos de violência na escola, na forma de comportamentos agressivos associados à intimidação entre os alunos. Especificamente em relação à intimidação, nota-se que há um agente intimidador (o agressor) e uma ou mais vítimas. Estas são consideradas “frágeis” e sentem dificuldades em denunciar as diferentes agressões que vêm sofrendo, devido ao medo de represálias. Foi observada a existência de casos que exigiram a presença de pais, professores e alunos na escola, revelando a gravidade de certas situações. Salienta-se um obstáculo à identificação da intimidação: o medo da vítima e a percepção equivocada de alguns professores, que revelaram tendência a não considerá-la uma forma de violência por confundi-la com uma espécie de brincadeira, pois geralmente tem aparência lúdica.Tal percepção é tributária de uma visão ingênua da violência, que tem na sua naturalização e banalização empecilhos à ação mais eficaz na redução da violência na escola.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  escola pública; violência; exclusão social

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005