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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O PENSAR ADOLESCENTE SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
Simoni Timm Hermes 1 e José Luiz Padilha Damilano 2
1- Curso de Educação Especial / Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Maria 2- Departamento de Educação Especial / Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
As identidades homossexuais foram entendidas de diferentes formas nos diferentes contextos sociais. Atualmente, diante da crise de paradigmas, essas identidades reassumiram-se como estimuladoras de debates frente a premissa heterossexual. Esses debates invadiram o contexto educacional responsável em promover a descontrução e reconstrução de novos modos de ser, pensar e agir numa sociedade plural. Diante dessa perspectiva, procurou-se analisar as representações dos adolescentes sobre as identidades homossexuais, no início do ano letivo de 2004. Para tal, visitou-se uma instituição escolar da rede pública localizada no município de Arroio do Tigre, interior do Estado do Rio Grande do Sul. Nessa instituição, distribuiu-se um questionário aberto com a seguinte pergunta: O que você pensa a respeito da homossexualidade? Esse questionário destinou-se aos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade que freqüentam os dois anos finais do Ensino Fundamental, perfazendo um total de 135 sujeitos. Na análise dos dados observou-se 54 respostas contrárias, 36 respostas favoráveis (respeitam essa opção) e 45 respostas indiferentes à temática proposta. Assim, havendo interesse em perceber os fundamentos dessas respostas identificou-se que nos posicionamentos favoráveis a homossexualidade, em ambos os sexos, prevalecem as idéias de escolha, opção sexual e a preocupação com o paradigma da normalidade. Já nos posicionamentos contrários a homossexualidade, evidenciou-se representações baseadas, principalmente, no padrão heterossexual ou na religião. Nesse âmbito, compreende-se essencial a transformação das propostas pedagógicas e o investimento na formação dos profissionais de educação para pensar em uma escola que promova o debate sobre as identidades de gênero e com um olhar crítico perceba como essas vêm se estruturando na sociedade.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  identidades homossexuais; gênero; escola

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005