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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
RECURSOS DO FUNDEF RELACIONADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES:ORIENTAÇÕES NORMATIVAS, APLICABILIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DE MACAÍBA E NATAL/RN.
Shirmenia Kaline da Silva Nunes 1 e Magna França 1
1 - Depto de Educação - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
O estudo dá ênfase à política de formação de professores direcionado aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) considerando as determinações legais relacionados à receita, aplicabilidade (40% e 60%) e orientações normativas dos tribunais sobre a prestação de contas. Tomou-se como referência as experiências dos municípios de Macaíba e Natal (1998 a 2001). A análise deu-se por meio de levantamento bibliográfico-documental e entrevistas, em nível estadual e municipal. Constatou-se ser significativa a aplicabilidade de recursos na formação de professores. Em Macaíba e Natal, o mínimo de 60% dos recursos está comprometido com os Planos de Carreira, Cargos e Salários, assumindo quase a totalidade da folha de pagamento dos educadores. Com os 40% dos recursos Macaíba mantém convênio com instituições de ensino superior na habilitação do seu corpo docente, enquanto que Natal não investe nessa categoria. Faltam informações pontuais do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte no que se refere aos gastos e fiscalização dos recursos pelos municípios. Não há disposição, interesse e abertura do Poder Executivo Municipal em colocar suas prestações de contas à mostra para a sociedade.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  FUNDEF; prestação de contas; formação de professores

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005