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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS SOBRE AS ALTERNATIVAS DEFICIENTES NO ENSINO SUPERIOR
Francine Nara de Freitas 1 e Adriana da Silva Thoma 1
1- Departamento de Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC/RS/Brasil , UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC
Nas últimas décadas, temos presenciado o grande desafio das alteridades deficientes frente ao ingresso, acessibilidade e permanência no ensino superior. Partindo do entendimento de que as invenções modernas têm se encarregado de classificar/nomear/narrar/incluir ou excluir os sujeitos da Educação Especial, em um mundo cada vez mais difuso e fragmentado focaremos, nesse trabalho, o debate sobre os níveis de mudanças educacionais (SKLIAR, 2001) nas universidades do COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas). Temos como objetivo analisar os discursos e as representações sobre os alunos e alunas com as chamadas alternativas de atendimento educacional para uma efetiva participação destes sujeitos na universidade. Como material para coleta de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com professores/as e gestores das universidades comunitárias gaúchas. Trata-se de um estudo qualitativo, que faz uso de estratégias quantitativas, a fim de oferecer um panorama da situação destas universidades quanto ao número de acadêmicos ingressantes e as estratégias utilizadas para garantir suas presenças no ensino superior.
Instituição de fomento: PUIC/UNISC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Inclusão; Acessibilidade; Ensino Superior

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005