IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE ENERGIA
Reben Rudson Mendes Gomes 1, Francisco Wilton de Freitas Silva 1, Manoel Edivan da Silva 1, Maria das Vitórias Medeiros da Mata 1 e Auta Stella de Medeiros Germano 1
1- Depto. de Física, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - UERN , UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
(INTRODUÇÃO) A temática da Energia é privilegiada para o Ensino, seja pela relevância social, seja pelo potencial para abordagens interdisciplinares. Contudo, a literatura aponta obstáculos no ensino deste conceito, destacando-se a concepção alternativa de que a energia seria uma substância imaterial capaz de produzir mudanças. Esta concepção, reforçada na mídia, resiste inclusive ao ensino formal. Tendo em vista que, na História da Física, é comum as primeiras concepções coincidirem com idéias alternativas do senso comum de hoje, é sugestivo investigar a evolução do conceito de energia na Ciência. Tal investigação pode contribuir para problematizar as concepções dos alunos e esclarecer aquele conceito. (METODOLOGIA) Iniciamos esta investigação com base em momentos destacados numa revisão da área de Ensino das Ciências, por autores de diferentes nacionalidades. Tais momentos explicitam problemas que motivaram o desenvolvimento do conceito de energia, sendo a bibliografia aqui analisada referente especificamente ao surgimento do conceito de trabalho e do teorema trabalho-energia. (RESULTADOS) Nesta pesquisa, encontramos que o conceito de trabalho se desenvolveu inicialmente independente das questões internas à ciência, como proposta para comparar o desempenho de engenhos mecânicos. Nesta perspectiva, trabalho quantifica o efeito do funcionamento de uma máquina, enquanto a relação entre trabalho e energia cinética resulta de uma constatação empírica entre velocidade de funcionamento da máquina e efeito produzido. (CONCLUSÃO) No que se refere à concepção de energia como substância, no desenvolvimento do teorema trabalho-energia nota-se que “energia cinética” será apenas uma denominação para uma quantidade matemática relacionada com o trabalho realizado. A análise desenvolvida sugere ainda: formas de significar o conceito de trabalho e de distinguir os conceitos trabalho e potência; possibilidades de uma maior aproximação entre ensino das ciências e tecnologia.
Instituição de fomento: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  conceito de energia; trabalho; história da ciência

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005