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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
HABILIDADES SOCIAIS E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS EM UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Lucas Cordeiro Freitas 1, Marina Bandeira 2 e Sandra Silva Rocha 2
1- Aluno de Iniciação Científica - UFSJ 2- Departamento das Psicologias da Universidade Federal de São João del-Rei, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ
A infância é considerada um período crítico para o desenvolvimento de habilidades sociais. A literatura da área tem indicado que o desempenho destas habilidades pode variar de acordo com o sexo, a idade e o nível socioeconômico dos sujeitos. O objetivo da presente pesquisa foi investigar a relação entre as habilidades sociais e as variáveis sociodemográficas em crianças do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 257 crianças de 1ª a 4ª série de duas escolas públicas e uma escola particular. Participaram ainda 185 pais e 12 professoras das crianças. Como instrumentos de medida foram utilizados a escala SSRS, que avalia as habilidades sociais das crianças e o questionário Critério Brasil, que avalia o nível socioeconômico. Foi observada uma diferença significativa entre os sexos: as meninas apresentaram um grau mais elevado de habilidades sociais do que os meninos, nas avaliações das crianças e das professoras (p<0,05). Foram encontradas diferenças significativas de habilidades sociais, em função do tipo de escola. Os alunos da escola particular apresentaram uma média de habilidades sociais maior do que os alunos das escolas públicas, nas três avaliações (p< 0,05). Houve uma correlação significativa entre habilidades sociais e nível socioeconômico, nas três avaliações realizadas: quanto maior o nível socioeconômico familiar, maior foi a média de habilidades sociais (r=0,22 a r=0,39; p< 0,05). A correlação entre a idade das crianças e as habilidades sociais foi significativa apenas na avaliação realizada pelos estudantes: quanto menor a idade, maior foi o escore de habilidades sociais (r= -0,20; p< 0,05). Pode-se concluir que as habilidades sociais das crianças sofrem variação em função de características sociodemográficas. Estes resultados indicam o caráter situacional das habilidades sociais, confirmando dados da literatura, e sugerem a necessidade de implantação de intervenções que promovam a aquisição da competência social das crianças.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Habilidades sociais; crianças; variáveis sociodemográficas

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005