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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
JORGE AMADO: LITERATURA E MÍDIA.
Tiago Santos Sampaio 1 e Odilon Pinto de Mesquita Filho 2
1 Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Letras e Artes – UESC – tiagossampaio@ig.com.br 2 Prof. Dr. da Faculdade de Letras, Departamento de Letras e Artes – UESC – o.pinto@terra.com.br , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Em um ano de realização, o projeto “Jorge Amado: Literatura e Mídia” buscou investigar as relações que se estabelecem entre a literatura amadiana, especificamente a obra Gabriela, cravo e canela e a mídia, através do filme Gabriela, de Bruno Barreto. Ao se verificar a adaptação para o cinema foi utilizada a teoria semiótica peirceana a fim de decodificar o potencial representativo dos códigos visuais, sobretudo no que se refere à sensualidade de Gabriela. Como a obra de Jorge Amado funciona como uma forte referência da chamada cultura grapiúna, o estudo se ampliou para a observação das constituições identitárias a partir do diálogo com os pressupostos teóricos dos estudos culturais. Devido à importância da obra em questão, se fez necessário a análise de aspectos referentes aos desdobramentos das representações simbólicas literárias e midiáticas sobre o turismo e a cultura local. O projeto busca situar a obra de Jorge Amado no cenário cultural regional ao considerar as variáveis históricas e sociais tratada em sua literatura. Além de proporcionar uma maior compreensão do papel representativo promovido pela literatura e mídia, o projeto visa, assim, suscitar discussões acerca da crescente valorização da produção cultural local.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Literatura; Mídia; Identidade

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005