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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
CONCEPÇÕES DE CULTURA NA OBRA DE ARTUR AZEVEDO
Manuela Sabino de Freitas 1 e Alberto Ferreira da Rocha Júnior 2
1- Bolsista de Iniciação Científica - UFSJ 2- Departamento das Letras, Artes e Cultura - UFSJ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ
Nossa pesquisa esteve voltada para uma análise comparativa dos procedimentos de fabricação de comicidade presentes na opereta brasileira, A filha de Maria Angu, de Artur Azevedo e aqueles presentes em La fille de Madame Angot, de Clairville, Siraudin e Koning. Tomamos como base os procedimentos de fabricação de comicidade apontados por Bergson e Propp: comicidade de situação, comicidade de personagem e comicidade de linguagem. Não utilizamos o conceito de paródia como degradação de um original, e sim como forma de divertimento. Fizemos também uma reflexão a respeito da função social do riso, o que nos ajudou a compreender melhor esse conceito de paródia. O riso não deve ser visto como uma forma de corrigir defeitos ou de castigar os vícios, até mesmo porque uma virtude pode ser cômica. O que torna um objeto cômico é a sua mecanicidade. O riso pode exercer sua função corretiva, só não deve ser tomado como parte essencial da estrutura da comicidade. Os principais procedimentos cômicos apontados por Bergson e Propp, como por exemplo, a bola de neve e a interferência de séries estão presentes em ambas as peças. Percebemos que as peças são muito semelhantes; a trama é igual e os procedimentos de fabricação de comicidade utilizados são freqüentemente os mesmos. São poucos os pontos discordantes entre elas, sendo o mais relevante a questão da política que se faz muito presente na peça francesa e é praticamente inexistente na brasileira. Em momento algum Artur Azevedo ridiculariza assuntos ou personagens tratados na peça francesa. Isso nos mostra que ele não teve a intenção de denegrir a imagem do texto original e sim a de nos distrair. Artur Azevedo faz uma transposição da peça para a nossa realidade. Porém, não é apenas isso que nos faz rir, pois não pertence à estrutura principal do cômico. É evidente que há alguma comicidade nas referências feitas ao Brasil, mas, o riso é freqüentemente suscitado pelos processos cômicos presentes em ambas as peças.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Paródia; Comédia; Mecanicidade

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005