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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
LETRAMENTO (S) DE ALFABETIZADORES DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
Regina Maria de Oliveira Brasileiro 1 e Tania Maria de Melo Moura 2
1- Centro de Educação/ UFAL 2-Profª Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/ CEDU/ UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
Este trabalho constitui-se no resultado final desta pesquisa que teve como objetivo avaliar “as dimensões de letramento” apresentadas por alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária – PAS, comparando com os resultados obtidos pelos alunos dos referidos alfabetizadores. Através da fundamentação teórica estudada e da metodologia do estudo de caso, desenvolvida através da utilização de entrevistas, observações e aplicação de tarefas simuladas, foi possível responder as questões geradoras da investigação e a conseqüente obtenção dos objetivos definidos. A principal conclusão da investigação é que o desempenho dos alfabetizadores, na maioria dos casos, não difere dos resultados apresentados pelos alunos. Isto revela que, mesmo fazendo uso mais avançado do processo de leitura e escrita, a maioria dos alfabetizadores também se encontra na “dimensão social do letramento liberal” (SOARES, 2000), pois utilizam habilidades adquiridas num contexto individual, sem proporcionar maiores transformações na prática educativa e, conseqüentemente, na prática social.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Letramento de alfabetizadores; Alunos jovens e adultos; PAS

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005