IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
A LÓGICA DO MERCADO NA MÍDIA TELEJORNALÍSTICA JORNAL NACIONAL
Flaviane Faria Carvalho  e Maria Carmen Aires Gomes 
Departamento de Letras - Universidade Federal de Viçosa - UFV, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV
A mídia telejornalística apresenta-se na contemporaneidade como um importante objeto de análise não só para os estudos sobre mídia, que percebem hoje a transformação do jornalismo em função das leis de mercado, mas também para os estudos discursivos críticos e teorias sociais críticas, que tratam a linguagem como forma de transformação ou conservação de hegemonias ideológicas. É sob este viés que o presente trabalho tem por objetivo analisar, através de elementos lingüísticos, o discurso verbal da mídia telejornalística Jornal Nacional. Ademais, pretendo levantar um debate acerca do conteúdo das matérias do telejornal em questão: será qualidade informacional ou meramente espetacularizada? Tal noticiário conserva as hegemonias dominantes ou empodera a sociedade? A proposta teórica desta pesquisa está calcada na Análise Crítica do Discurso, caracterizada como uma investigação interpretativa pelo fato de se pesquisarem processos da ordem do social, refletindo-se sobre as questões sócio-discursivas e ideológicas que se referem às questões de poder e dominância. A metodologia utilizada configura-se no quadro tridimensional de análise desenvolvido por Norman Fairclough (1999, 2001), no qual três dimensões dos eventos discursivos se inter-relacionam simultaneamente: o texto, a prática discursiva e a prática social. Com base na cronometragem, transcrição e análise textual das editorias de maior recorrência e duração no telejornal, os resultados iniciais obtidos evidenciam o uso da linguagem do espetáculo e do entretenimento como estratégias de comercialização de suas notícias. É a falsa ilusão informativa do jornalismo “cor-de-rosa”, típico da pós-modernidade, em que há uma constante infiltração da lógica do vender na lógica do informar.
Instituição de fomento: FAPEMIG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Lógica; Mídia; Jornal Nacional

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005