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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE VENDAS DA ORGANIZAÇÃO: REBOUÇAS SUPERMERCADOS LTDA
Francisca Thallyana de Lima Cavalcante 1, Sergio Luiz Freire Costa 1, Cristiane Keila Matias De Medeiros 1 e Júlio Francisco Dantas de Rezende 1
1- Depto. de Administração, Faculdade de Ciências Econômicas - UERN, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
(INTRODUÇÃO) A gestão da atividade de vendas pode ser identificada como o aspecto mais importante para a competitividade do setor varejista.Este estudo analisa a gestão de vendas no Rebouças Supermercados,com sede na cidade de Mossoró-RN.A organização atua no ramo do comércio varejista há 13 anos,mostrando-se com uma consolidada força de vendas na Região Oeste do estado (METODOLOGIA) A pesquisa é de natureza qualitativa,realizada sob proposta da disciplina Administração de Vendas-UERN.A pesquisa sustenta-se na coleta de informações provindas de entrevistas,website da empresa e bibliografia (RESULTADO) Na pesquisa empreendida no Rebouças Supermercados constatou-se que são estipuladas metas mensais para estimular o bom desempenho de seus colaboradores estimulando-os a alcançar e superar as expectativas da direção.Contudo,não há um plano de remuneração variável atrativa que contribua para uma maior motivação dos vendedores.As estratégias de vendas conseguem fidelizar o cliente mantendo-os sempre ativos,destacando-se os aspectos:entrega garantida em qualquer parte da cidade,variedade de produtos e facilidade de compras através de cartão próprio.Diante do ambiente externo,faz-se uma análise constante do mercado quanto à necessidade da clientela local que consomem em suas lojas.Além disso,de forma sucinta e discreta,são estabelecidas estratégias comerciais com base na leitura das práticas dos concorrentes,buscando fazer de suas fraquezas,força de vendas (CONCLUSÃO) A organização conseguiu um notável dinamismo que modificou a forma de fazer supermercado dos mossoroenses e região.Os principais diferenciais caracterizam-se pela disposição de uma ampla variedade de produtos aliada a preços competitivos.Contudo, é preciso salientar que um plano de remuneração variável atrativa,juntamente com o devido reconhecimento profissional,seriam instrumentos estratégicos importantes para o crescimento do volume de produtos comercializados e da satisfação de clientes internos e externos.
Instituição de fomento: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  competitividade; inovação; vendas

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005