IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
CARACTERIZAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DA POPULAÇÃO DA TRIBO XUCURU KARIRI E O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ALTURA DIS DESCENDENTES E ALTURA DOS PAIS: O TEMPO, A POSSE DE TERRA E A RELAÇÃO COM O BIOLÓGICO.
Leandro Bernardino da Silva 1, Maria de Fátima Machado de Albuquerque 2 e Thaís Florentino dos Santos 1
1- Depto. de Nutrição, 2- Profa. Dra. do Depto. de Medicina/CSAU/UFAL- fatimamachado@uol.com.br, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
Os povos indígenas têm passado, ao longo da história do Brasil, por um longo e difícil processo de sobrevivência. Muito pouco se conhece sobre as características de crescimento e enfermidades nutricionais desta população. Este trabalho teve como objetivo identificar as características antropométricas da tribo Xucuru Kariri relacionadas à altura atingida para a idade, representando o status de crescimento, à massa corporal em relação à altura (IMC), representando o estado de nutrição atual. Os dados foram coletados segundo as recomendações da OMS e comparados em relação às curvas (NCHS). A partir de um estudo transversal, foram considerados os dados de 157 indivíduos com idade entre 2 e 60 anos, de ambos os sexos, que apresentassem relação de parentesco de pais e filhos. Os resultados demonstraram que o nível de adequação do crescimento não é semelhante entre as faixas etárias (independente do sexo), estando as idades mais superiores(já a partir da adolescência) com o padrão de crescimento mais comprometido, sugerindo que as condições de nutrição e saúde durante a fase de crescimento das populações mais velhas (pais e filhos adolescentes) foram mais desvantajosas. Não foram encontrados déficits de peso em relação à altura (IMC) no grupo estudado, o que sinaliza para a manutenção da proporcionalidade corporal. A gordura truncal apresentou-se de forma distinta entre os sexos, sendo o sexo feminino o que apresentou os maiores valores a partir dos 5 anos de idade. È importante registrar que o estudo da distribuição da massa corporal para a altura não é suficiente para confirmar um bom estado de saúde e nutrição da tribo, uma vez que certas características da composição alimentar podem interferir nesse resultado. Os resultados podem representar uma expressão biológica, ou resposta adaptativa da biologia da tribo frente ao seu processo histórico, e consequentemente ao modelo de posse de terra vivenciado pela tribo nos últimos anos.
Instituição de fomento: FAPEAL
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Antropometria; Saúde Indigena; Xucuru Kariri

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005