IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
POESIA E INFÂNCIA: A PEDAGOGIA POÉTICA DE GEORGES JEAN
Lisnéia Beatris Schrammel 1 e Ângela Cogo Fronckowiak 1
1- Departamento de Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC/RS/Brasil , UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC
Através do projeto de pesquisa Poesia e infância: a pedagogia poética de Georges Jean, realizamos encontros semanais de leitura poemática com crianças de 4 a 6 anos de duas escolas de Educação Infantil. Nesses momentos pudemos verificar, como já havia sido ressaltado por Georges Jean em seu livro Na escola da poesia, que as crianças têm desejo e necessidade de envolverem todo seu corpo com o poema. É uma necessidade de brincar o poema e de explorar suas possibilidades sonoras acrescentando versos ou mudando aqueles que lhes foram apresentados. Além disso, elas gostam de memorizar o poema para poder dizê-lo de cor. Durante as leituras oralizadas que realizamos, sempre a partir de uma temática significativa às crianças, freqüentes foram as vozes infantis que acompanharam o professor/leitor, principalmente na realização das onomatopéias. Mas, à medida que as crianças conversam e brincam motivadas pelo poema, ele ultrapassa o jogo de palavras e passa a se tornar significativo para elas, fazendo parte de sua vida. Para promover o acontecimento poético na escola torna-se importante não desvincular a poesia das outras linguagens que circundam o ambiente institucional. É porque, como diz Jean, se aprende no corpo, na sensibilidade, na inteligência bem como na imaginação, que a liberdade da linguagem se conquista, que a memória se cultiva e que a criança e o adolescente, ao se lhes defrontar a poesia, aprendem a concentrar-se na sua intimidade e a abrir-se aos outros (JEAN, [s.d.] p.14). A vivência da linguagem poética na escola se configura como uma importante estratégia educacional que tem em seu favor o fato de, ao mesmo tempo, desafiar o raciocínio e a imaginação.
Instituição de fomento: PUIC/Unisc eFAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Poesia infantil; Leitura de poesia; Infância

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005