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F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DA APRENDIZAGEM COGNITIVA DESPORTIVA EM ESCOLARES
Pedro Mauro Pancieri 1 e Ângela Luciana De Bortoli 1
1- Depto. de Educação Física, Escola Superior São Francisco de Assis - ESFA, ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ESFA
Introdução: Este estudo sugere que as deficiências motoras estão associadas com estratégias pobres de captação e tratamento da informação inerente à tarefa motora desportiva. O treinamento destas estratégias possibilitaria ao aprendiz a solução de tarefas motoras não treinadas especificamente. Os objetivos do estudo foram verificar a possibilidade de transferência de aprendizagem cognitiva nos esportes táticos praticados com a mão, com o pé e com implementos para contato com a bola e comparar os resultados dos testes aplicados. Metodologia: O estudo foi realizado com 82 escolares de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Foram realizados três testes motores desportivos. O primeiro teste pré período experimental continha elementos do futsal (fts); o segundo elementos do voleibol (vlb) e o terceiro elementos de tênis (tns). Após os testes, houve um período de treinamento de 10 aulas com atividades específicas com os pés, para o grupo experimental enquanto que o grupo controle seguiu suas aulas de educação física tradicionais. Ao final do período de treinamento foram realizados os retestes com os dois grupos. Resultados: Os resultados foram comparados utilizando-se a correlação de pearson e foi possível observar que a correlação entre os resultados foi maior no grupo experimental que no grupo controle com 0,80 para fts/vlb; 0,58 para fs/tns e 0,53 vlb/tns. A porcentagem de evolução nos resultados do grupo experimental foram 17,93%; 14,01% e 10,60% para os testes fts; vlb e tns, respectivamente. O grupo controle apresentou evolução de 3,69%; 3,90% e 3,96% respectivamente. Conclusões: Os resultados confirmam a hipótese de transferência de aprendizagem. O fato de desenvolver habilidades para a execução de tarefas com as mãos, mesmo treinando preferencialmente os membros inferiores indica para a confirmação da hipótese de que a habilidade desportiva está associada à capacidade de elaboração de estratégias de ação e não simplesmente às capacidades técnicas específicas.
Instituição de fomento: ESFA - Programa de Iniciação Científica
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Aprendizagem motora; Esportes; Transferência Cognitiva

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005