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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
TRABALHO DOCENTE RURAL: DORES E PRAZERES DO OFÍCIO
Cristina Miyuki Hashizume 1, Maria Madalena Baratella 1, Leni Cruz da Silva 1, Fernanda Ferreyro Montecelli 1 e Marinete Maria Lopes 1
1- Depto. de Pedagogia, Escola Superior São Francisco de Assis - ESFA, ESCOLA SUPERIOR SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ESFA
A presente pesquisa objetiva analisar a realidade laboral dos docentes de meio rural de algumas comunidades de Santa Teresa/ São Roque do Canaã-ES a partir da compreensão das estratégias utilizadas por eles para lidar com as adversidades e alegrias do cotidiano de trabalho procurando mapear as dificuldades pelas quais passam os docentes da escola rural de Santa Teresa e de São Roque do Canaã ,estabelecendo um canal de comunicação entre o saber acadêmico- saber popular e identificando as estratégias de defesa/enfrentamento que os professores se utilizam no dia a dia da escola. Pesquisa qualitativa com procedimentos etnográficos de caráter dialético, foi realizada no período de abril a dezembro de 2004 , por meio de entrevistas gravadas e transcritas e observações a dez professores rurais de cinco escolas públicas de Santa Teresa – ES e três escolas públicas de São Roque do Canaã – ES. Constatamos enquanto pesquisadores, momentos de dores vivenciados pelos docentes rurais devido principalmente a sobrecarga de trabalho, baixa remuneração, instabilidade , distância entre residência e escola de trabalho e a dificuldade no enfrentamento dessas adversidades . Verificou-se também momentos de prazeres do ofício quando o docente é reconhecido pela comunidade.
Instituição de fomento: ESFA - Programa de Iniciação Científica
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  saúde docente; educação rural; Psicologia Social

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005