IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Projeto Pedagógico Global: uma análise sob a ótica das Licenciaturas
Kalliny Chrisny Canuto Oliveira 1, Klenya da Silva Lopes 1, Ana Claudia A. de Araújo 1 e Maria das Graças Medeiros Tavares 2
1 - Centro de Educação - UFAL 2 - Prof. Dra. do Depto. de Administração e Planejamento Educacional CEDU/UFAL. gracatavares@uol.com, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise sob o PPG/UFAL e sua influência na Licenciatura. Trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo que procura entender conceitos de avaliação institucional numa visão sociológica. Analisa a aplicabilidade das diretrizes apontadas no documento, que caracteriza a identidade desta instituição de ensino ( Projeto Pedagógico Global) nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura da UFAL. Discute os objetivos de cada curso da referida modalidade e a formação de seus profissionais no que diz respeito ao perfil, singularidade, habilidades. Demonstra que todos os projetos analisados tem uma ligação direta com essas diretrizes globais variando apenas o grau de entendimento ou conhecimento dos coordenadores, bem como o nível de entrosamento com o próprio projeto e os objetivos pretendidos nas suas respectivas ramificações acadêmicas. Verifica que em decorrência disto, a proposta geral da instituição torna-se um campo amorfo pelo desconhecimento de alguns coordenadores da essência do documento da IES. Conclui que o processo de veiculação do Projeto Pedagógico Global da UFAL foi tomado a partir de uma constatação da necessidade de busca de identidade da instituição no sentido de centrar seus objetivos, que só se legitimam quando existe um comprometimento dos que fazem a parte do todo da instituição, ou seja, quando se comprovar o envolvimento dos projetos pedagógicos com as diretrizes apontadas pelo projeto-mãe.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Avaliação Institucional; Projeto Pedagógico; Licenciatura

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005