IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
AVALIAÇÃO DO EFEITO LUMÍNICO PRODUZIDO PELO USO DE PÉRGULAS EM AMBIENTES ESCOLARES
Joyce Fontan de Abreu 1, Evelise Leite Didoné 1, Juliana Oliveira Batista 2 e Leonardo Bittencourt 3
1 - Depto. de Ârquitetura e Urbanismo/CTEC/UFAL 2 - Depto. de Arquitetura e Urbanismo/UFSC 3 - Prof. Dr. do Depto. de Arquitetura e Urbanismo/CTEC/UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
Uma das causas da crise energética ocorrida em 2001 foi o desperdício de energia elétrica nas edificações, proporcionada em grande parte, pelo uso indiscriminado de iluminação artificial e ar condicionado. A utilização de tecnologias construtivas mais eficientes aumenta os níveis de conforto e a produtividade dos usuários, e reduzem esse desperdício. A maior parte dos estabelecimentos escolares de Maceió – AL, não emprega eficazmente o recurso da iluminação natural, implicando em uma reduzida uniformidade luminosa que acarreta desconforto visual para os discentes. Essa pesquisa investiga o desempenho da iluminação natural por meio da implantação de pérgulas em edifícios escolares. Esse dispositivo beneficia o desempenho energético das edificações, proporcionando ambientes sombreados e evitando ganhos térmicos indesejáveis. Para o estudo da iluminação natural foram realizadas simulações computacionais, no programa Lumen Micro v. 2000 , com diversas configurações de pérgulas. As simulações foram feitas a partir de um modelo computacional composto por salas com orientação oposta. O pergulado foi localizado numa das extremidades das salas, ocupando uma área de 6m x 3m. Uma grelha de cálculo foi posicionada a 0,70m do chão. Foram avaliados os impactos produzidos pela variação da altura das lâminas do pergulado, das condições de céu, do horário e do período do ano. Observou-se que sob condições de céu nublado a variação da diferença de espaçamentos entre as lâminas proporcionou um Fator de Luz Diurno mais elevado e melhores índices de uniformidade luminosa. Já sob condições de céu parcialmente nublado o espaçamento entre as lâminas também é um fator positivo, visto que, a diminuição entre eles possibilita uma menor penetração da luz solar direta em várias situações. Conclui-se que as pérgulas são um recurso arquitetônico bastante interessante capaz de incrementar os ambientes escolares, proporcionando valores satisfatórios, principalmente nos fundos da sala.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  pérgulas; ambientes escolares; conforto luminoso

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005