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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: A ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR EM ALGUMAS EMPRESAS DE MACEIÓ-AL
Lílian da Silva Xavier 1 e Maria Edna de Lima Bertoldo 2
1 - Centro de Educação-CEDU-UFAL 2 - Coordenadora do grupo de pesquisa Trabalho e Educação/PPGE/CEDU/UFAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
A relação entre Trabalho e Educação sempre foi muito complexa, visto que tal relação se dá numa sociedade também complexa e contraditória. É no interior desta contradição que buscamos analisar por que as empresas estão se ocupando do problema da escolarização do trabalhador se este tem sido um papel historicamente assumido pelo poder público. Buscando um aprofundamento da situação, levantamos as seguintes indagações: será que esta tendência mundial teria como conseqüência a descentralização e secundarização do papel da escola pública no atendimento à educação básica da classe trabalhadora? Por que nos dias atuais, a parceria entre poder público e empresas privadas se apresenta como uma condição necessária para elevar a educação do trabalhador? Qual é a perspectiva das políticas de educação desenvolvidas pelas empresas para a classe trabalhadora? Por que as empresas passaram a se ocupar do problema da escolarização do trabalhador? Para resolver estas questões que compreendem nossa problemática, inicialmente coletamos dados junto ao SESI/Maceió e realizamos um levantamento das empresas que desenvolvem atividades educativas visando à escolarização do trabalhador. Também analisamos os documentos elaborados pelo SESI para detectar a concepção de educação que norteia a proposta pedagógica responsável pela escolarização do trabalhador.
Instituição de fomento: CNPq/UFAL
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Trabalho; Educação; Escolarização

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005