IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE NO ENSINO FORMAL DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CODÓ/MA
JOÃO DA PAIXÃO SOARES 1, CARLOS ALBERTO GOMES DA SILVA 1, FRANCISCO DAS CHAGAS SOUSA 1, PAULO HENRIQUE CARVALHO DE AGUIAR 1, JESSICA NIELLE DA SILVA LIMA 1, RÉGIS PEREIRA ALVES 1, KASSIA CRISTINA LOBÃO FORTES 1, CAMILA DA SILVA SANTOS 1, MARIA GLACIANE RIBEIRO SANTOS 1 e MARIA RAQUEL CANUTO 1
1 - Escola Agrotécnica Federal de Codó/MA, ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CODÓ/MA - EAF
A família, escola e comunidade são considerados lugares mais adequados para trabalhar a relação homem-ambiente-sociedade, além de serem espaços adequados para formar homens críticos e criativos. O projeto que vem sendo desenvolvido, Qualidade de Vida e Meio Ambiente, consiste no envolvimento da comunidade escolar, com o objetivo de melhorar o perfil dos alunos do Ensino Médio de nossa escola que apresenta grande dificuldade de aprendizagem, no que diz respeito à defasagem de conteúdos, leitura, interpretação e produção de textos, falta de consciência de preservação ambiental e dificuldades de trabalho em grupo. Durante o desenvolvimento do projeto foram abordados assuntos sobre questões ambientais da Escola e do município de Codó, como: Princípios da Educação Ambiental, Saneamento Ambiental e Lixo, Desperdício alimentar, Oficina de Arte e Cultura, Oficina de Viveiro de Mudas, Bacia Hidrográfica, etc. Os assuntos foram desenvolvidos com a turma de 1ª série do Ensino Médio, durante as aulas, e discutidos com dinâmicas interativas, com apoio de material preparado para este fim. Após a discussão dos conteúdos os alunos da referida turma, através de trabalhos de grupo, priorizaram estudar o desperdício de alimentos no Restaurante da Escola e elaborar um jornal com informações de Educação Ambiental. Com essas atividades foram trabalhadas algumas competências e habilidades, como o desenvolvimento da capacidade de comunicação e produção de textos adequados para relatar experiências quando utilizaram entrevistas e texto para o jornal, leitura e interpretação de textos sobre a área, interpretação e utilização de diferentes formas de apresentação de tabelas e gráficos. Essa habilidade foi construída na exposição do percentual de alimento desperdiçado por dia na escola. E por último a elaboração de estratégias para resolução de problemas quando desenvolveram solução para o resto de alimento, utilizando a Compostagem.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  MEIO AMBIENTE; ENSINO MÉDIO; COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005