|
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
|
APRENDIZAGEM COM INTERNET NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
|
Rosana Sarita de Araújo 1, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo 2, Eanes Torres Pereira 3 e Luiz Paulo Leopoldo Mercado 4 |
|
1 - Centro de Educação - CEDU/UFAL
2 - Depto. de Ciências Sociais - CSO/CHLA/UFAL
3 - Centro de Ciências Exatas - CCEN/UFAL
4 - Prof. Dr. da Pós-Graduação em Educação - PPGE/CEDU/UFAL - lpm@fapeal.br
, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL |
|
Aprendizagem com Internet na Educação à Distância” é um trabalho que procurou investigar os desafios na formação de professores utilizando a Internet na educação a distância e as estratégias na utilização dos recursos oferecidos pela web no meio educacional. Propondo metodologia de intervenção em espaços de aprendizagem colaborativa entre alunos, professores e tutores volta-se em atuar no de Curso de Pedagogia a Distância da UFAL, a fim de orientar este curso através de um espaço de aprendizagem virtual, TelEduc. Seu desenvolvimento foi norteado por: fundamentação teórica com base na referencia bibliográfica indicada; acompanhamento dos seminários temáticos – Educação à distância e novas tecnologias, do curso de Pós-graduação em Educação do Mestrado em Educação Brasileira ofertado pelo Centro de Educação da UFAL; exploração do ambiente TelEduc e acompanhamento da disciplina Informática Educativa do curso de Pedagogia à Distancia da UFAL. Num primeiro momento, através da exploração do TelEduc foram criados cursos para que conhecêssemos as ferramentas do ambiente e suas possibilidades como espaço de aprendizagem virtual. Em seguida foi organizada e acompanhada a disciplina Informática Educativa do curso de Pedagogia à Distancia da UFAL através do TelEduc, onde atuamos no tutoramento de uma das turmas do pólo de São José da Lage. Mediante os estudos teóricos e as experiências realizadas fica clara a importância do uso da Internet na sala de aula e na educação a distância uma vez que sta possibilita o encaminhamento do processo de ensino e aprendizagem de forma significativa. As reflexões, experiências e a própria prática, refletem a real necessidade de aderir o uso da Internet na educação, de modo a colaborar na construção do conhecimento através de um trabalho cooperativo preponderante no processo de ensinar e aprender conectados interativamente.
|
|
Instituição de fomento: CNPq
| |
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave:
Educação à Distância; Formação de professor; Internet |
|
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
|