IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: COMPETÊNCIAS PARA A PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE
JULIANO LUIZ HARTMANN 1 e Ivan Antônio Pinheiro 1
1- Escola de Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
A criatividade-inovante nas organizações, conceituada como aquela que cria idéias, cuja repercussão é de valor para o mercado, gera produtos e processos – inclusive de gestão - diferenciados e de qualidade, e por conseguinte, competitivos. Sabe-se, então, que a criatividade e a inovação são competências requeridas pelas organizações que almejam uma vantagem competitiva. No entanto e paralelamente, há poucos estudos sistematizados que pesquisam este tema em corporações localizadas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Tão logo, o projeto intitulado “Criatividade e Inovação: competências para a produtividade e competitividade”, surge para suprir estas necessidades, e tem como bojo identificar como as organizações transformam em resultados inovadores a capacidade criativa dos seus colaboradores. Para tal, o projeto é contemplado por três partes: na primeira, de caráter descritivo, visitas exploratórias serão dirigidas aos recrutadores, estimuladores e avaliadores das pessoas julgadas como criativo-inovantes. Na segunda parte, também de caráter descritivo, as visitas são focadas nos gestores gerais da organização. E por último, uma survey será aplicada para verificar o quanto do relatado na primeira e na segunda etapas está difundido entre as organizações. Logo, os resultados esperados são conhecer quais são as características principais das pessoas criativo-inovantes, como estas características são prospectadas, quais são as influências do ambiente corporativo, e por último, como são avaliados os indivíduos e seus atos criativos. Portanto, na concretização destes resultados, ter-se-á material para a elaboração de um dossiê constituído por caminhos – a seguir e a não seguir - para a criatividade-inovante ocorrer nas empresas, bem como propiciar a outros pesquisadores à criação de uma teoria evoluída sobre a relação entre Criatividade e Inovação.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Inovação; Criatividade; Organizações Conteporâneas

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005