IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS DE MOLÉCULAS DO CARRAPATO BOVINO COM AÇÃO SUPRESSORA SOBRE A RESPOSTA INFLAMATÓRIA DO HOSPEDEIRO PARA POSSÍVEL UTILIZAÇÃO COMO ALVOS DE CONTROLE IMUNOLÓGICO.
José Reck Júnior 1,3, Cláudio Bezerra Bohrer 3 e Carlos Termignoni 2,3
1 – Faculdade de Veterinária – UFRGS 2 – Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde – UFRGS 3 – Centro de Biotecnologia – UFRGS – jreck@cbiot.ufrgs.br, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
O Boophilus microplus é um dos principais problemas enfrentados pela pecuária brasileira, provocando um prejuízo estimado em 1,6 bilhões de dólares. O controle do carrapato bovino se dá através de acaricidas químicos, porém o crescente surgimento de populações resistentes demanda o desenvolvimento de novas abordagens de controle, entre as quais o uso de vacinas. Como outros parasitos hematófagos o B. microplus possui um arsenal de moléculas capazes de bloquear a inflamação e a hemostasia do hospedeiro. A resposta inflamatória é a primeira defesa do hospedeiro contra o parasitismo, sendo composta por diversos mediadores, o peptídeo bradicinina, produto da ativação do sistema contato (fator XII e calicreína), e as aminas biogênicas histamina e serotonina, liberadas pela degranulação de mastócitos, são alguns dos mais importantes. O objetivo deste estudo é verificar como o B. microplus modula a resposta inflamatória do hospedeiro, a fim de esclarecer melhor a relação parasito-hospedeiro e com isso desenvolver uma nova abordagem de controle deste parasito, baseada no bloqueio imunológico das moléculas do carrapato que suprimem as defesas do bovino. Nossos resultados mostram que a saliva de fêmeas adultas de B. microplus contém um molécula de baixo peso molecular que inibe a atividade de calicreína bovina avaliada sobre substrato sintético. O extrato bruto de larvas de B. microplus pré-incubado com histamina ou bradicinina é capaz de inibir a atividade destes mediadores pró-inflamatórios verificada através de ensaio biológico de íleo isolado de cobaia. Nenhuma atividade sobre serotonina foi identificada. As perspectivas futuras deste trabalho são caracterizar e isolar estas moléculas antnflamatórias, verificar in vivo os efeitos antiinflamatórios do B. microplus utilizando ensaio biológico de edema em pata de rato e averiguar a distribuição de histamina nos sítios de fixação do carrapato atrvés de imunohistoquímica.
Instituição de fomento: FAPERGS, CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Bovinocultura; Imunoparasitologia; Antiinflamatórios

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005