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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
MULHERES MALDITAS, MULHERES MAL VISTAS: EXCLUSÃO SOCIAL EM PORTO ALEGRE, FINAL DO SEC. XIX.
KATIA BARRETO MARCINIAK 1, NIFERTITI KRZEMINSKI 1 e SANDRA JATAHY PESAVENTO 1
1- Departamento de História, UFRGS , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
O projeto analisa trajetórias de vida de sete personagens femininas do mundo dos excluídos em Porto Alegre no final do século XIX, enfocando-se aqui duas destas mulheres: Fausta Marçal e Joana Eiras. Seus comportamentos, que contrariavam os padrões comportamentais e desafiavam as leis e a moral vigente, permitem ver não apenas o avesso da mesma cidade como também apreciar o envolvimento de toda a comunidade nos casos tratados. A Crioula Fausta , ou o Pássaro Negro, como era chamada pela imprensa, era dona do mais famoso bordel da cidade, A flor da mocidade, situado no famigerado Beco do Poço, centro da prostituição da capital. Jornais moralistas organizam uma violenta campanha e Fausta é denunciada como caftina e levada ao tribunal para julgamento, sendo ainda objeto de um folhetim que ficcionaliza sua vida. A opinião pública se mobiliza, pois o bordel era freqüentado pela melhor sociedade, de advogados a padres. A incrível Joana Eiras percorre toda a escala de contravenções e crimes, como chefe de quadrilha que reúne capangas e acoita negros fugidos. É mandante de roubos e assassinatos, desacata as autoridades e manda espancar seus desafetos, sempre passando incólume pelos tribunais. Acusam-na de feiticeira e de ter ligações estreitas com as autoridades, sobretudo como os do poderoso Partido Republicano Rio-Grandense. Chega a ter propriedades nos arrabaldes da Tristeza, da Glória e na Colônia Africana, mal afamada região onde iam ter os negros libertos. A pesquisa se realiza em jornais, processos criminais, códices de polícia, inventários, fichas de batizado, registro de imóveis, materiais arrecadados nos arquivos do Estado e Município e outras instituições privadas. O trabalho se insere no âmbito da História Cultural, a partir dos conceitos da representação e do imaginário e da exclusão social. Tem como método a combinação, o cruzamento e a articulação dos dados obtidos, buscando chegar às representações produzidas pelo social.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  EXCLUSÃO; CIDADE; MULHERES

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005