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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
GEOGRAFIA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
Henrique Manoel Ramos Alberto 1, Kumagae Kasukuo Stier 1 e Alice Yatiyo Asari 1
1- Departamento de Geociências - UEL - hmramos@pop.com.br, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
Discussões sobre o meio ambiente passaram a ser mais constantes a partir da década de 1960, quando começou-se a perceber que a humanidade estava indo em direção ao esgotamento de seus recursos naturais. Quanto a Educação Ambiental vem sendo pregada desde a Conferência de Estocolmo (1972), tendo como objetivo educar o cidadão para a solução de problemas ambientais e conscientizá-lo sobre o meio ambiente global. É importante salientar que a Educação Ambiental deve começar dentro de casa, buscando resolver problemas cotidianos (como o destino lixo doméstico). Note-se que esse tema é estudado por diversas ciências e a Geografia tem apresentado contribuições teóricas e práticas valiosas, inclusive colaborando na conscientização da população. Tendo em vista essas considerações, realizou-se uma pesquisa que teve como objetivo estudar a prática da Educação Ambiental em um colégio público localizado na região leste da cidade de Londrina, com o desenvolvimento de atividades, junto à disciplina de Geografia, voltadas à conscientização ambiental dos alunos da 5ª série do ensino fundamental, pois eles podem servir de agentes multiplicadores para a comunidade local, constituída de moradores de conjuntos habitacionais da COHAB-LD. O lugar para a parte empírica da pesquisa foi escolhido por estar localizado próximo a um córrego que apresenta problemas ambientais (lixo e ausência de mata ciliar). No local pôde-se colocar em prática, através de um trabalho de campo, discussões desenvolvidas em sala de aula, além da utilização de instrumentos de ensino, como, a construção de maquetes, mostrando que não é necessário "ir longe" para refletir sobre questões ambientais. Constatou-se que há interesse por parte dos alunos, esperando-se que cada um faça sua parte em favor do meio ambiente, pensando no global e agindo no local, pois a soma de pequenas atitudes pode gerar grandes resultados.
Instituição de fomento: PET - MEC SESu
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Educação Ambiental; Meio Ambiente

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005