IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
EFEITO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE LARANJA, CITRONELA. ANDIROBA E PINHO SOBRE O CRESCIMENTO MICELIAL DE ISOLADOS DE Colletotrichum gloeosporioides e Lasiodiplodia theobromae "IN VITRO"
Darliton Bento Faustino 1, Ana Paula dos Santos Teixeira 1 e Ana Maria Queijeiro López 2
1 - Depto. de Química/CCEN/UFAL 2 - Profa. Dra. do Depto. de Química/CCEN/UFAL - lopezam@uol.com.br, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
No Brasil, a produção de frutas tropicais e de clima temperado, é decorrência da extensão territorial, distribuição geográfica e condições endafoclimáticas. No Nordeste brasileiro destacam-se as culturas de manga (Mangifera indica L.) e caju (Anacardium occidentale L.), ambas da família Anacardiaceae, como grandes produtoras frutíferas da região. A mangicultura e cajucultura têm sua produtividade afetada por patógenos que depreciam a qualidade dos frutos. Doenças como a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides Penz., e a podridão – basal causada pelo fungo Lasiodiplodia theobromae Pat., são consideradas importantes causas de redução de qualidade dessas culturas, o que vem a favorecer grandes obstáculos no momento da comercialização dos frutos. Considerando os compostos químicos presentes em óleos essenciais de mangueira e cajueiro, selecionaram-se essências de cinco outras espécies Citrus aurantium L. (laranja) Rutaceae, Cymbopogon nardus (L.) Rendle (citonela) Rutaceae, Eucalyptus globulus Labbill. (eucalipto) Myrtaceae, Pinnus sylvestris (pinho) Myrtaceae e Schinus terebinthifolius Raddi. (aroeira) Anacardeaceae, cujos constituintes são similares àqueles presentes nas anacardiáceas mencionadas com o objetivo de avaliar os efeitos in vitro destes óleos sobre o crescimento micelial e a germinação de conídios ou ascósporos de C. gloeosporioides e L. theobromae e in vivo, determinando a atividade antifúngica destes em tecidos foliares inoculados por diferentes isolados dos patógenos. Os resultados obtidos mostraram que os óleos essenciais de pinho e de citronela, nas concentrações de 5-15 ppm, apresentam potencial atividade contra o desenvolvimento de isolados de C. gloeosporioides e L. theobromae in vitro, o óleo essencial de pinho a 15 ppm apresentou maior eficiência no controle do crescimento das lesões de todos os isolados testados em folhas injuriadas ou não.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Óleos essenciais; Colletotrichum gloeosporioides; Lasiodiplodia theobromae

Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005